1. Malhar menstruada é a maior furada
Mito. Você pode se manter ativa mesmo no período menstrual, pois não existe nenhuma contraindicação no que diz respeito à prática de exercícios. “Se você se sente mais sensível durante essa época do mês, opte por diminuir a intensidade da malhação, mas continue firme no treino”, sugere Giselle Novaes, ginecologista do Hospital Adventista Silvestre, no Rio de Janeiro.
2. Suspender a menstruação faz mal à saúde
Mito. Desde que avaliado e orientado por um ginecologista, não há prejuízos em suspender a menstruação, seja por recomendação clínica, seja por desejo pessoal.
3. Exercícios intensos reduzem ou até suspendem o fluxo
Verdade. Atividade física vigorosa em excesso pode, sim, desregular os níveis hormonais e ocasionar uma alteração do ritmo menstrual. “Em alguns casos pode até haver total ausência da menstruação, que é o que chamamos de amenorreia”, diz Giselle. Por outro lado, a prática moderada de exercícios estimula o organismo a liberar endorfina, substância diretamente relacionada à diminuição do stress, o que ajuda a regular a menstruação.
4. Pisar no chão frio piora a cólica
Mito. A exposição às baixas temperaturas não influencia a intensidade da dor. “Também não é preciso abrir mão de nadar, tomar sorvete ou ingerir bebidas geladas”, esclarece a especialista.
5. A acne piora quando você está naqueles dias
Verdade. As alterações hormonais que ocorrem durante a menstruação aumentam a oleosidade da pele, favorecendo as pequenas erupções no rosto. “Um tratamento combinado entre o ginecologista e o dermatologista pode amenizar o problema”, garante Giselle.
6. É possível engravidar durante o período menstrual
Verdade. As chances de gravidez neste período são baixas, mas existem. Por isso, não deixe de usar um método contraceptivo – e que proteja contra doenças sexualmente transmissíveis, claro. Se for confortável para você e seu parceiro, não há problema algum em manter relações sexuais nessa fase.
Boa Forma