Segundo o jornal catalão Sport, Messi se reuniu com Neymar, às vésperas da saída do jogador, para tentar convence-lo a permanecer no Barcelona.
A reunião teria acontecido antes da partida contra a Juventus na pré-temporada realizada nos Estados Unidos. Junto com Luis Suárez, o argentino passou a noite do dia 21 para 22 para que o brasileiro mudasse de ideia e rejeitasse a proposta do Paris Saint-Germain.
A tentativa, porém, era em vão. Neymar a aquela altura já havia aceitado se transferir para Paris e não tinha possibilidade de voltar atrás na decisão.

Durante a conversa, Messi teria perguntado a Neymar: “Quer ser Bola de Ouro?”, e em seguida respondeu: “Eu te faço Bola de Ouro”. O maior interesse do argentino cinco vezes ganhador do prêmio seria, de acordo com o jornal, ganhar a maior quantidade de títulos possíveis com o Barcelona e que os troféus individuais não seriam mais a sua maior motivação.
Na partida contra a Juventus no dia seguinte, o argentino teria dado uma mostra do que tinha dito na conversa e tentou encontrar Neymar nas principais chances da partida. Além disso, esteve perto do atacante desde o aquecimento e deixou o hoje jogador do PSG bater a primeira falta. O resultado foi uma vitória por 2 a 1, com os dois marcados por Neymar.
Apesar de todo o esforço, a conversa não teve efeito e Neymar já estreou – com gol – pelo seu novo clube. Agora, lutará pelo sonho de vencer o prêmio de melhor jogador do mundo, mas sem a ajuda de Messi.

ESPN