Advogada, publicitário, engenheiro, arquiteta, executiva de vendas. Se a roupa que você usa diz muito sobre o seu estilo e personalidade, no trabalho ela pode dizer muito sobre o seu profissionalismo e credibilidade. Por isso, para cada segmento, há uma forma adequada de se vestir, e cada empresa define o seu código de vestimenta, que deve ser observado pelo funcionário.

De acordo com a vice-presidente de planejamento da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), Larissa Lins, as instituições já estão mais abertas em relação ao tipo de traje que seus funcionários podem vestir, porém, a roupa deve estar de acordo com o ambiente de trabalho. “Cada segmento tem a sua forma de se vestir. Profissionais da área de saúde usam roupas mais claras, os de educação física se vestem com roupas esportivas, e advogados e juristas trajam roupas mais formais”, explica.

Em empresas que trabalham com comunicação, tecnologia ou artes, por exemplo, as roupas podem ser mais leves, coloridas e menos formais já que o ambiente é mais aberto e depende da criatividade. O que é diferente em instituições de advocacia ou para cargos de alta liderança, que devem preferir peças formais, sérias e com tons sóbrios.

Além disso, segundo Lins, o código de vestimenta é fundamental para adequar o trabalhador aos valores, princípios e conceitos da instituição. “O dress code (código de vestimenta) representa a imagem da empresa, e traduz os valores, princípios e conceitos dela, que estão inseridos também na forma de se vestir do funcionário”, afirma. 

Lins orienta que, quando a empresa é mais aberta e não estabelece um código, o funcionário pode se orientar observando a cultura da empresa, os seus líderes ou chefes e até o público. “Não existe um padrão. O dress code universal é o bom senso, para tudo”. 

Mas o cuidado para não sobrepor a imagem profissional com a pessoal deve ser constante. Caso contrário, de acordo com ela, o foco de trabalho pode ser desviado.

▬ DESAFIOS

A produtora de moda e consultora de imagem Inês Martins tem clientes que a procuram para pedir ajuda na hora de se vestir para o trabalho. Muitos deles encontraram dificuldade em adequar o visual profissional exigido no trabalho com o próprio estilo e personalidade. “Se você veste uma imagem que não é a sua, você vai ficar riste gradativamente. Você não pode se camuflar, porque a roupa é uma expressão do que você é”. 

Para Inês, o ideal é sempre se adequar aos dois, colocando um pouco da personalidade e autenticidade no tipo de traje que é exigido no ambiente de trabalho. Para isso, a sugestão dela é utilizar acessórios mais alegres ou uma peça com cor mais viva.

▬ DICAS E CUIDADOS AO VESTIR-SE

→ AMBIENTE DE TRABALHOObserve o ambiente no qual está inserido. Identifique a cultura da empresa, do público ou dos clientes para evitar trajes inadequados. Oriente-se, também, pelo traje de seus líderes imediatos.

→ IMAGEM DA EMPRESAO código de vestimenta é uma forma de expressar os valores da empresa. Esteja de acordo com a imagem que o sua organização deseja transmitir.

→ PERSONALIDADEUtilizar acessórios que tenham o seu estilo ou combinar uma peça mais marcante com outra formal são formas de inserir o seu estilo dentro do traje profissional.

→ DIGA NÃORoupas que mostram ou marcam partes do corpo devem ser evitadas. Nos homens, bermuda e regata estão fora de cogitação. Nas mulheres, saias curtas ou blusas com decotes muito cavados podem atribuir uma sensualidade inadequada ao ambiente profissional.

→ CORESPreto, cinza e bege são cores que transmitem seriedade e credibilidade. Um look todo preto pode intimidar e impor respeito. Em ambiente menos formal, uma peça com cor viva ou estampa quebra a sobriedade e é indicada para locais que trabalham com a criatividade.


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