Uma ideia simples e sensacional foi implantada em Maceió este mês, para dar dignidade às pessoas que recolhem material reciclado pela cidade e para evitar a crueldade com cavalos, que puxam carroças pesadas pelas ruas…
Catadores de entulho receberam 30 bicicletas de carga para ajudá-los no trabalho diário na capital das Alagoas.
A ação é do Projeto Relix, que incentiva a reciclagem e a destinação correta do lixo.
As bicicletas são chamadas de “Ciclolix” e vão dar lugar a cenas comuns em várias partes do Brasil, de catadores com suas carroças puxadas por cavalos magros, muitas vezes, famintos, cansados e com sede.
As bikes de carga também trazem dignidade para os catadores.
“Essa bicicleta é muito maravilhosa. Sou catadora há 3 anos e ela vai ajudar bastante no trabalho, vai agilizar. Aí, além de catar os entulhos, aproveito para malhar as pernas pedalando”, brincou Maria Goreti da Silva Batista.
“Elas [as catadoras] ficam emocionadas, agradecem pelo que fizemos por elas. Isso me deixa feliz, mas triste também, pois estamos muito atrasados com relação à sustentabilidade. Há muita coisa que ainda podemos e devemos fazer para cuidar de nosso planeta”, afirma Lina.
O projeto Relix é patrocinado pelo Sesi Alagoas, com apoio institucional da Secretaria de Estado Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado de Alagoas.
É uma ideia boa e barata ser copiada na sua cidade, não acha?
Os cavalos agradecem.
Só Notícia Boa