O WhatsApp recebeu uma atualização que permite alterar a fonte do texto. O recurso está disponível na versão beta 2.16.179, tanto para celulares Android, quanto para iPhone (iOS). A função já pode ser usada também no WhatsApp Web, versão do mensageiro para PCs.
Depois de permitir mudar a formatação do texto com negrito, itálico e riscado, agora é possível trocar o estilo da letra usada na conversa. A nova fonte se chama FixedSys e tem maior tamanho e espaço entre os caracteres. Inclusive, é possível usar vários tipos de formatação ao mesmo tempo; é só combinar os códigos. Aprenda neste tutorial como alterar a fonte do seu WhatsApp.
Para usar a nova fonte basta colocar três sinais de acento grave (```) no começo e no final da frase. Ainda no campo de digitar, você poderá ver a mudança. Depois é só enviar. Mesmo que o destinatário não tenha a versão mais recente instalada, conseguirá ver a mensagem. O teclado do Android tem um botão para esse tipo de acento, já no iPhone, é preciso pressionar o sinal de aspas simples para que ele apareça. A alteração na letra também acontece se você adicionar um emoji na frase.
A nova fonte do mensageiro é monoespaçada, ou seja, todas as letras têm a mesma largura. Esse tipo de letra é muito usada por programadores e profissionais de TI (Tecnologia da Informação) na hora de escrever programas de computador. A técnica ajuda a evitar erros, já que os caracteres não se misturam durante a leitura e o espaço de respiro é maior.
No entanto, essa fonte não é recomendada para textos longos porque "cansa" os olhos, segundo Neto Andrade, designer da Movile, empresa produtora de apps para celular baseada em Campinas, no interior de São Paulo. Ele diz que a FixedSys poderá ser usada no WhatsApp para ressaltar alguma informação. "Provavelmente vai ser usada para dar destaque a algum pedaço do texto. Ou talvez para melhorar a leitura de trechos curtos", diz. A nova fonte remete à maquina de escrever e pode ser usada por uma questão estética.