O posto de campeão do mundo está prestes a mudar de dono. Nesta quinta-feira terá início mais um Mundial de Clubes da Fifa, que, após dois anos no Marrocos, volta a ser realizado no Japão - tradicional sede do torneio desde a década de 1980. E quem chega à Terra do Sol Nascente com status de total favorito a destronar o Real Madrid é justamente rival Barcelona, campeão europeu e espanhol na última temporada. Comandado por um inspirado ataque formado por Messi, Suárez e Neymar, o time catalão vive uma fase que torna difícil acreditar que qualquer outra equipe levante o troféu na final do dia 20, em Yokohama.
Suárez, Neymar e Messi, trio de ataque do Barcelona |
Liderança isolada no Campeonato Espanhol, campanha quase perfeita na Liga dos Campeões e invencibilidade desde o começo de outubro. Em 25 jogos, 61 gols marcados - sendo 44 de autoria do trio MSN. Estatísticas que transformam os outros seis participantes do Mundial em meros candidatos a uma zebra histórica - como o Internacional de 2006, que, com uma suada vitória por 1 a 0, surpreendeu a geração de Ronaldinho e Eto'o e ficou com o caneco.
O grupo que busca repetir o feito é encabeçado pelo campeão da Libertadores, River Plate e conta com América do México, Auckland City, Guangzhou Evergrande, Mazembe e Sanfrecce Hiroshima. E apresenta, também, coadjuvantes bem conhecidos por brasileiros, a começar pelo técnico Luiz Felipe Scolari, campeão mundial com a Seleção em 2002 e comandante do chinês Guangzhou, que ainda tem no elenco Robinho, Paulinho, Ricardo Goulart, Elkeson e Alan.
Robinho e Felipão, do time chinês Gaungzhou |
Da África vem outra figura que ficou famosa deste lado do Atlântico justamente por sua aparição em um Mundial de Clubes: Robert Kidiaba, goleiro do Mazembe, da República Democrática do Congo, que se tornou ícone na eliminação do Internacional na edição de 2010 e volta com a equipe à competição. No América, também há espaço para um algoz dos brasucas: Oribe Peralta, que se destacou na vitória do México sobre a seleção olímpica na final dos Jogos de 2012.
Robert Kidiaba, Goleiro do Mazembe |
A tabela do Mundial de 2015 mantém a fórmula que vem sendo usada dede 2007, com 7 participantes. Acompanhe:
0 Comentários