A distância máxima a que uma pessoa consegue enxergar depende do tamanho do objeto a ser observado. Afinal de contas, enxergamos, por exemplo, o Sol, que está a cerca de 150 milhões de quilômetros da Terra. Já quando falamos de objetos pequenos, o alcance de nossa visão não passa de alguns metros. Nos testes de oftalmologistas, uma pessoa com visão normal deve ser capaz de ler uma palavra com letras de 7 mm² a uma distância de 6 metros. Para enxergar essas mesmas letrinhas a cerca de 60 metros de distância, só se elas crescessem bem, para uns 7 cm² de tamanho. "Esse é o padrão utilizado para a fabricação de placas de trânsito", afirma o oftalmologista Ricardo Uras, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). No reino animal, alguns bichos têm uma visão muito mais aguçada que a nossa, como as aves de rapina. Outros, porém, enxergam pior, como os cachorros. 
Compare a visão humana com a de alguns desses animais.

→ Olho por olho
Confira a que distância o homem e outros animais enxergariam um ratinho num gramado


CACHORRO - 60 metros
Um cachorro só enxergaria algo com a mesma nitidez que um humano se estivesse a cerca de um terço da distância para o objeto. Além da menor capacidade visual a longa distância, o melhor amigo do homem também enxerga menos cores que a gente.


CORUJA - 80 metros

Essa é a distância em que a coruja enxerga o pequeno roedor no escuro! Nessa situação, nós, humanos, só veríamos o rato quando ele mordesse nosso nariz. Os olhos da coruja são equipados com lentes especiais que funcionam como um telescópio.


FALCÃO - 1.500 metros
A visão dessa ave de rapina é tão afiada que ela consegue ver com nitidez o ratinho mesmo quando está voando a 160 km/h! Isso porque os olhos do falcão têm milhões de fotorreceptores, células sensíveis à luz, que elevam seu alcance visual.


HOMEM - 180 metros
Embora não esteja nem entre os top 10 na lista de seres vivos com melhor visão, o homem é capaz de enxergar um amplo espectro de cores, o que é impossível para boa parte dos bichos.



Fonte: Mundo Estranho