Com informações de que com a baixa do Lago de Sobradinho a Velha Sento Sé estava descoberta, os amigos Odair Oliveira, José Carlos (Jacaré) e Francelino Carvalho visitaram a antiga cidade no domingo (22). Logo foram informados que teriam que chegar primeiro no povoado de Mulungu para seguir viagem a antiga cidade que, em novembro de 1976, foi inundada para dar lugar as águas da Barragem de Sobradinho.
Descobriram que apenas as ruínas da antiga Igreja, a caixa d’água e algumas paredes de antigas construções estavam aparecendo, o que fez aumentar a perspectiva de ver a antiga cidade, ou pelo menos o que fosse possível. O caminho não foi nada fácil.Poucas coisas estão aparecendo… Ruínas da antiga Igreja, caixa d’água, suporte da bomba da caixa água, tijolos inteiros, um poste de rede elétrica ainda está em pé, muitas carnaúbas fincadas com parte delas descobertas. Essas carnaúbas eram usadas na construção das casas, segundo informações de pescadores.
"O que vimos em abundância mesmo foi muita água, mesmo estando raso, tem muita água. O Lago de Sobradinho com menos de 3% de sua capacidade de armazenamento e a Velha Sento Sé toda debaixo d’água. A conclusão que chegamos é que não mais veremos os alicerces das casas descoberto e nem pisaremos no chão seco da Velha Sento Sé por acreditar que o Lago de Sobradinho voltará a encher antes que aquele chão apareça, impossibilitando caminhar nas suas antigas ruas", comentou Odair Oliveira, que ainda trouxe como lembrança dois tijolos e uma pedra.
Certamente, uma viagem inesquecível para os três amigos.
Mais fotos e a história completa desse passeio, no site: http://sentoseemfoco.com.br/ruinas-da-velha-sento-se-reaparecem-com-a-baixo-do-lago-de-sobradinho/
Fonte: Sento-Sé em Foco
Mais fotos e a história completa desse passeio, no site: http://sentoseemfoco.com.br/ruinas-da-velha-sento-se-reaparecem-com-a-baixo-do-lago-de-sobradinho/
Fonte: Sento-Sé em Foco
0 Comentários