As chuvas que caíram no Rio São Francisco na região de Minas Gerais e as medidas preventivas tomadas pela Agência Nacional de Águas (ANA), IBAMA e Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF) estão permitindo expectativa de melhora no cenário do reservatório de Sobradinho (BA).
O Superintendente de Operação da CHESF, João Henrique Franklin, afirmou, no dia 25/11, durante o XXI Simpósio de Recursos Hídricos, realizado em Brasília, que mesmo diante dos cenários pluviométricos desfavoráveis na Bacia do Rio São Francisco, a previsão da CHESF é de que o reservatório de Sobradinho passe a aumentar seu volume, após atingir 1% de seu volume útil. 
Atualmente, o reservatório está em 1,6%.
O armazenamento seria ampliado com a ajuda das chuvas previstas e também das medidas restritivas de redução das vazões, atualmente em 900m³/s e com forte possibilidade de chegar a 800m³/s já no início de dezembro.
Ele lembrou ainda que a matriz energética da região Nordeste mudou nos últimos anos, não sendo mais dependente apenas das hidrelétricas, mas sim de uma interligação de fontes eólicas e térmicas. “A operação futura na bacia do São Francisco será muito mais considerando os usos múltiplos da água, do que energética”, concluiu.


Fonte: Blog Zé Carlos Borges