Encerrou na última sexta-feira (22) o treinamento para aqueles que irão atuar nos domicílios urbanos e rurais realizando a coleta de dados para o Censo 2022. Para aqueles que irão atuar nas áreas de Povos e Comunidades Tradicionais, houve mais um dia de treinamento, específico, que foi realizado nesta segunda-feira (25). Em Sento-Sé, a Prefeitura Municipal vem sendo parceira da instituição dando todo o suporte necessário, inclusive cedendo prédios municipais para alocação dos agentes, também local de apoio para os recenseadores.

O treinamento que teve início no último dia 18 teve como objetivo preparar os recenseadores que estarão representando diretamente o IBGE durante as pesquisas censitárias.

Em todo o território brasileiro o Censo 2022 será iniciado no dia 1 de agosto.



De acordo com Jerlane Viajante, Agente Censitária Supervisora, o treinamento abordou tópicos sobre o que é o IBGE e sobre quais benefícios as pesquisas trazem para toda a população brasileira. “O objetivo do censo 2022 é mapear o Brasil e retratar como vive a população, a partir dos dados coletados será possível fornecer informações sobre a situação de vida da população nos municípios e localidades. Estes dados podem ser utilizados para a definição de políticas públicas em nível nacional, estadual e municipal. E também como auxílio para a tomada de decisões na área de investimentos, do setor privado”, explicou.

O treinamento – teve duração de 40h e contou com 28 recenseadores, 1 Agente Censitário Municipal e 3 Agentes Censitários Supervisores que foram aprovados no último concurso público feito pelo IBGE. “Posso afirmar que, o treinamento está sendo de suma importância para que os futuros recenseadores que estarão fazendo a contagem da população sentoseense em toda sua região, estejam capacitados para que visite cada domicílio”, afirmou Jerlane Viajante.



Elder Vieira, 38 Anos, é um dos Recenseadores que passou pelo treinamento e considerou muito util. “Nos ensina muito sobre nossas culturas, povos, características e tudo que somos no Brasil. Estou aprendendo muito, a expectativa é grande para começar os trabalhos e saber que de alguma forma estou participando e ajudando um pouco para o futuro de nosso país”, declarou Elder Vieira.

A prefeita Ana Passos, considera as informações do Censo 2022 importantes, uma vez que auxiliam a administração municipal no planejamento de políticas públicas em diversos setores. “O IBGE tem todo o nosso apoio na realização do Censo 2022, desde o início estivemos dando o apoio necessário, para garantir uma contagem correta da população, fator que determina o repasse de recursos como o FPM. Convocamos toda população sentoseense a atender os recenseadores e ajudar na realização do Censo”. Destacou a prefeita Ana Passos.




Gardennia Garibalde/Ascom PMSSE
Fotos: Leonardo Rodrigues