Disponibilizo ao povo de Sento-Sé, para conhecimento e preservação da memória,  a história da Fazenda da Briga. Uma trágica diligência da Policia Militar ocorrida no dia 23 de setembro de 1976, no alto da Serra do Pirí. Naquela ocasião uma guarnição subiu além do “Serrote do Zuquinha”, com a finalidade de intimar o posseiro Gervásio, mas foram emboscados no meio do caminho por ele – e alguns dos seus filhos. Ali aconteceu um épico enfrentamento entre sertanejos, resultando num funesto derramamento de sangue, que deixou, à época, nossa gente perplexa. Tal diligência legou desdobramentos até o ano de 1981, quando um dos filhos do posseiro foi morto. 

A causa aparente de toda o problema foi motivada pela reinterada derrubada de uma cerca. Entretanto, a leitura nos mostrará que a diligência excede ao confronto em si. Vai desaguar em fatores como: estrutura fundiária, resquícios do coronelismo, poderio político, patrimonialismo,  arquétipos de jagunços e valentia do homem do  alto Sertão. 

Naquele dia 23 de setembro, faleceu no confronto, o Soldado Sebastião e o posseiro Gervásio, além de mais dois soldados que também foram baleados. 

Em todo o relato se destaca a bravura do comandante do Destacamento, um dos policiais mais respeitados da história de Sento-Sé: Soldado Raimundo. Odiado pelos patifes, Raimundo comandou o Destacamento de Sento-Sé por mais vários anos. Quem o ver em passos trôpegos e claudicante pelas ruas da cidade, não imagina o peso dos seus feitos enquanto militar. Um homem obstinado!

Eis a história da Fazenda da Briga:

Confira essa surpreendente história acessando o link abaixo:






Elielton Cordeiro da Paixão – Cap PM
Bacharel em Segurança Pública (APM/Ba 2012)
Professor de História – UPE/2005