Muitas pessoas estão perdendo o acesso a sua conta no Instagram devido a uma gangue que aplica golpes e depois que rouba o perfil da vítima, começa a vender coisas nos stories. 

▬ COMO FUNCIONA O GOLPE

Primeiro, um amigo chama no PV/Direct (não é seu amigo e sim a quadrilha, que já está em posse do Instagram do seu amigo).

Este "amigo" inicia a conversa e fala que comprou um curso On-line e não está conseguindo acessar. 

Então, ele pede a sua ajuda para abrir o link do curso e que vai te encaminhar um link via SMS, falando que você precisa copiar e colar o link no direct para ele. 

► ATENÇÃO: É nesse momento que eles roubam seu Instagram.

A conversa pode ser outra, mas é sempre enviado um SMS com alguma "desculpa" sem sentido. 

Logo, já começam a anunciar celulares, televisão, relógios e outros eletrodomésticos e a fazer falsas vendas para os seus seguidores, se passando por você. 

Além da venda falsa, eles usam o seu Instagram para roubar outros perfis de Instagram, de seus amigos. 

Então, se alguém lhe enviar algum link via direct ou SMS, NÃO CLIQUE!

▬ OUTRA FORMA UTILIZADA PARA ROUBO DO INSTAGRAM

Os golpistas descobrem o seu número de telefone (provavelmente através do seu Instagram) e clonam o chip. 

Depois eles ligam para a operadora do seu telefone e pedem para cancelar o chip que está no seu telefone, deixando habilitado somente o chip clonado deles.

O mais absurdo de tudo isso é a operadora cancelar o seu chip sem fazer as etapas de verificação para saber se é você mesmo. Ou seja, isso também é responsabilidade da sua operadora, sim (passível de processo).

Com a sua linha desabilitada no seu chip, eles redefinem a senha do seu Instagram através do SMS que vai somente para o chip deles, clonado (que está habilitado).

▬ O QUE FAZER SE ISSO ACONTECER COMIGO?

Se você perder a sua linha, seu WhatsApp e o seu Instagram, vá IMEDIATAMENTE a uma loja física da sua operadora e peça para verificarem se houve alguma modificação no plano nas últimas horas. 


Da Redação Blog Leonardo Rodrigues
Informações e arte: Dani Soares Empreendedora