Em nota de esclarecimento, a Empresa de Mineração Tombador Iron, em Sento-Sé/BA, informou que, após reportagem exibida no último domingo (14) pelo programa Domingo Espetacular, da Rede Record, onde fez referências às atividades da empresa na região, informou o seguinte:



Neste domingo, 14/11/2021, a Rede Record transmitiu em seu programa Domingo Espetacular uma reportagem sobre o garimpo de ametista no Parque Nacional Boqueirão da Onça, no município de Sento Sé.

Na matéria, faz-se referências à atividade da Tombador Iron Mineração Ltda. no município, ao que se esclarece:

1) A mina e a atividade da empresa encontram-se fora do Parque Nacional do Boqueirão da Onça, numa distância de 7 quilômetros.

2) A atividade extrativa mineral da Tombador Iron Mineração Ltda. foi licenciada ambientalmente pelo INEMA (Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia), após um processo rigoroso que perdurou por cerca de 7 anos, após a realização de estudos e pesquisas, criteriosamente avaliados e aprovados pelo órgão ambiental do estado da Bahia.  A portaria de lavra foi concedida pela ANM (Agência Nacional de Mineração).

3) A Tombador Iron é uma empresa de mineração de pequeno porte que atua na extração de granulado e finos de hematita (minério de ferro) de alto teor, com um processo produtivo de britagem a seco, sem rejeitos ou barragens.

4) O processo de produção de granulado de hematita é bem simples. Após britagem a seco é produzido uma brita de hematita semelhante à brita para concreto, só que neste caso, a de hematita é usada para fabricação do aço, insumo imprescindível a diversos ramos da indústria, tais como construção civil, maquinários, automóveis, dentre outros.

5) É importante destacar que o minério de ferro extraído é inerte (Classificação da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas) e seus constituintes não sofrem transformações físicas, químicas ou biológicas, mantendo-se inalterados por um longo período, não representando assim risco para o meio ambiente.

6) Ao contrário das desinformações disseminadas que insistem em repetir a todo momento sobre eventos de detonação no período noturno esclarecemos que nunca ocorreu e nem ocorrerá atividades de detonação neste horário. Nossas detonações são realizadas durante o dia, entre 12h e 13h e em casos excepcionais às 16h sempre à luz do dia obedecendo o estabelecido nas normas regulamentadoras de atividades de mineração (NR 22.21.23 e NR 22.21.34).

Todas as operações envolvendo explosivos e acessórios são desenvolvidas por pessoal devidamente treinado e capacitado, cumprindo rigorosamente todas as normas de segurança (NR 22.21) e normas do Departamento de Fiscalização de produtos controlados como também pelo Ministério da Defesa (Exército).

Para avaliação dos efeitos provocados pelo uso dos explosivos nas detonações,  monitoramos o processo através de sismógrafos e respeitamos os limites estabelecidos na ABNT NBR 9653, e informamos que em 100% das atividades de detonação até então executadas nunca tivemos registro de vibração e pressão acústica fora dos limites estabelecidos pelas devidas normas, ou seja, estamos obtendo resultados muito abaixo do limite máximo permitido, atestando então o nosso comprometimento com o bem estar das comunidades mais próximas às nossas operações.

Por estes motivos e considerando que ocorrem em subsuperfície e sem nenhuma propagação para os ecossistemas aquáticos da região, não há a possibilidade de haver modificações no comportamento dos peixes ou morte. Esta é mais uma desinformação levadas aos moradores do local.

7) As alegações referentes à poluição de nascentes são infundadas, pois não existem nascentes na Área Diretamente Afetada (ADA) e de Influência Direta (AID) do empreendimento, somente drenagens efêmeras (cessada a chuva, cessa o fluxo de água). Além do mais, prezando pela segurança das pessoas e do meio ambiente, nas instalações do projeto possuímos dispositivos que contém as partículas do solo oriundas das atividades, impedindo que elas sejam carreadas pelas chuvas e atinjam os cursos naturais das águas das chuvas.

8) Recentemente foi efetuada pesquisa por assistentes sociais nas comunidades de Retiro de Baixo, Tombador, Aldeia, Pascoal e Limoeiro (distantes  5km do Empreendimento) para fazer esclarecimentos quanto às atividades da Tombador Iron Mineração e ouvir os moradores.  Os moradores não reclamaram de poeira, supostamente vinda da mina, nem de detonações, nem de rachaduras, nem de mortandade de peixes, nem de relocação de moradores.

Os moradores apontaram como prioridade a recuperação da estrada, em execução pela equipe da Tombador Iron Mineração, pois, o período de chuvas se aproxima. A empresa mantém 3 caminhões pipa para umectação da estrada o que melhora muito o nível de poeira. 

A segunda prioridade é a recuperação das escolas nas comunidades e a Tombador já encomendou 400 carteiras para serem doadas para as unidades escolares destas comunidades.

9) Os resultados obtidos com a execução dos programas ambientais, até o momento, não sinalizam impactos ambientais decorrentes das atividades desempenhadas pela Tombador Iron Mineração. A diversidade da fauna e da flora regional está presente nos resultados obtidos, assim como indicadores que demonstram que a função ecológica dos fragmentos florestais (vegetação) não apresenta nenhum grau de comprometimento.

Por fim, lamentamos profundamente que, apesar dos esclarecimentos da empresa à reportagem, foram veiculadas imagens não correspondentes à realidade.

A Tombador Iron Mineração Ltda., ao passo em que fica à disposição para quaisquer outros esclarecimentos, permanece em sua missão de produzir granulados de hematita com responsabilidade socioambiental, gerando emprego, renda, impostos e novas oportunidades socioeconômicas aos sento-seenses.

 

TOMBADOR IRON MINERAÇÃO LTDA.

Mineração com Responsabilidade Socioambiental



Informações: Tombador Iron Mineração Ltda