Na manhã da última sexta-feira (30), os vereadores do município de Sento-Sé, André do Juquinha, Arthur de Renatinho, Denis Almeida, Dr. Cláudio, Eduardo Bacelar, Eliabe Barros, Eminho, Francelino Carvalho, Hailton Rocha, Robinho de Zé de Donana, Wilson Pesqueira e o presidente da Câmara, Julliano Afonso, estiveram na Empresa de Mineração Tombador Iron para uma reunião com representantes da mesma com o objetivo de requerer esclarecimentos sobre todo o processo da extração do minério de ferro, licenças dos órgãos competentes e funcionamento da empresa.

Durante o encontro o Geólogo da Tombador Iron Mineração Ltda. Sr. Paulo Oliva e Sr. Alan Francisco de Carvalho, Coordenador dos Programas Sociais do Projeto Tombador, recepcionaram os vereadores e se mostraram satisfeitos com a visita. Para o Geólogo Paulo, receber os vereadores é uma forma de chegar mais perto da população, uma vez que eles são seus representantes. “A empresa está em plena fase de operação e pra nós é muito importante a parceria com o poder público local. Estamos sim com importantes ações na área ambiental, na reforma de escolas, já previstas para acontecer, ações também na área da saúde e em outras áreas de igual relevância para as pessoas que vivem na área de abrangência do projeto”. E o Coordenador Alan completou dizendo que “a empresa está cumprindo as condicionantes ambientais exigidas pelo INEMA, está fazendo a manutenção constantes das estradas e tem redobrando os esforços para oferecer segurança a todos os seus funcionários e moradores do entorno do empreendimento”. Sobre os empregos foi dito aos vereadores que 80% das funções são ocupadas por moradores locais.



Para o presidente da Câmara de Vereadores, Julliano Afonso, “a visita serviu para dirimir muitas dúvidas que existiam. Além de conhecer a dinâmica da empresa, pudemos ver de perto como se dá todas as etapas de extração do minério e a documentação necessária para o seu funcionamento. Momentos como esses nos ajudam a entender para poder responder aos questionamentos justos feitos pelas pessoas que nos procuram. Sabemos que o minério gera riquezas, mas entendemos a preocupação das pessoas com o meio ambiente. Buscamos o equilíbrio. É isso que vai gerar o progresso que tanto queremos”.

Na oportunidade os Edis conheceram as instalações do empreendimento que atualmente é composto por viveiro de mudas nativas, espaço ambiental, áreas de compostagem e o local onde o solo é reservado para posterior recuperação da área. Ainda, foram apresentadas as instalações de apoio, escritórios, oficina, local de abastecimento, central de disposição de resíduos de maneira seletiva, a mina, a planta onde ocorre a britagem, carregamento dos caminhões e a pesagem na balança.










ASCOM/Câmara de Vereadores
Fotos: Leonardo Rodrigues