Um novo estudo da Fiocruz Pernambuco recolheu amostras de superfícies situadas em vários pontos do Recife para identificar a presença do vírus causador da Covid-19. A pesquisa concluiu que os lugares com maior risco de contaminação são os terminais de ônibus, com 48,7% das amostras positivas, seguidos dos arredores de hospitais (26,8%).

A lista segue com parques públicos (14,4%), mercados públicos (4,1%), praias (4,1%) e outros lugares (2,2%). O vírus foi encontrado predominantemente em banheiros, terminais de autoatendimento, corrimões, playgrounds e equipamentos de ginástica ao ar livre.

De acordo com a Fiocruz, foram coletadas 400 amostras de superfícies muito tocadas, em diversos pontos da capital pernambucana. As amostras foram submetidas ao exame padrão ouro para detecção do novo coronavírus, o RT-qPCR.

O vírus foi encontrado com maior frequência em superfícies metálicas (46,3%) e plásticas (18,5%).

O pesquisador da Fiocruz Pernambuco e coordenador do estudo, Lindomar Pena, afirma que não foi detectado vírus ativo nos exames. “Porém em algum momento ele esteve ativo naquele local, o que demonstra serem ambientes onde há mais gente infectada circulando”, explica em nota divulgada pela Agência Fiocruz.


Fonte: Isto É Dinheiro