Há uma força-tarefa montada em busca de Lázaro Barbosa de Sousa, suspeito de uma série de crimes no Distrito Federal e em Goiás. Ele está sendo foragido desde 2016 e tem extensa ficha criminal, segundo a polícia.

Desde semana passada, Lázaro realiza uma série de ataques em casa e chácaras e matou quatro pessoas de uma mesma família. Nas redes sociais, o suspeito é popularizado como 'serial killer de Brasília'.

▬ QUEM É?

Lázaro Barbosa tem 32 anos. Ele nasceu em Barra dos Mendes, no interior da Bahia. Segundo a secretaria da Segurança Pública da Bahia, o homem foi preso em 2007, na cidade natal, acusado de duplo homicídio.

O Tribunal da Justiça aponta que seu último endereço registrado é de uma casa em uma rua residencial, próximo a um canteiro extenso em Barra dos Mendes, na Bahia. Ele não vive lá a pelo menos 20 anos.

Em 2009, Lázaro foi detido no Complexo Penitenciário da Papuda (CPP), em Brasília, por porte ilegal de arma de fogo, estupro e roubo. Nessa penitenciária, foi diagnosticado como 'psicopata impressível', devido agressividade, impulsividade e instabilidade emocional. 

Anos depois, em 2014, a Justiça autorizou a conversão da prisão para regime semiaberto. Em 2016, Lázaro sumiu do radar da Justiça e foi considerado foragido. 

Ele foi encontrado em Goiás, em 2018, e novamente preso por porte ilegal de arma de fogo. Em julho do mesmo ano, fugiu novamente. 

▬ FICHA CRIMINAL

► 2007

Duplo homicídio em Barra do Mendes (BA): Lázaro confessa os crimes e é preso, mas escapa 10 dias depois. As vítimas são os trabalhadores rurais José Carlos Benício de Oliveira e Manoel Desidério Silva.

► 2009

Roubo seguido de estupro: o acusado invade uma chácara no Sol Nascente, prende os moradores no banheiro e sequestra uma jovem de 19 anos. Lázaro leva a vítima para o Córrego das Corujas e a estupra. Preso dias depois em Pirenópolis (GO), é deixado na Papuda.

► 2016

Ainda no complexo penitenciário, mas em regime semiaberto, Lázaro não retorna do Saidão de Páscoa e é considerado foragido.

► 2018

Com um mandado de prisão em aberto pelo duplo assassinato na Bahia, é detido na Unidade Prisional de Águas Lindas (GO), mas foge em junho. As varas Criminal de Barra do Mendes e de Execuções Penais do Distrito Federal emitem novos pedidos de apreensão do acusado: um por homicídio qualificado, outro por estupro e roubo, respectivamente.

► 26 de abril de 2021

Estupra uma mulher de 39 anos no Sol Nascente; a confirmação da autoria saiu no último dia 9.

► 17 de maio de 2021

Invade uma chácara no Incra 9. Ele amarra as vítimas, ordena que fiquem nuas e cozinhem para ele, ameaçando-as com um revólver e uma faca.

► 9 de junho de 2021

É suspeito de matar três pessoas da família Vidal Marques, que morava próximo ao endereço invadido dias antes. A quarta integrante é encontrada morta com um tiro três dias depois.

Até o momento, Lázaro Barbosa segue foragido. Ele foi visto pela última vez no interior de Goiás


Imagem: MSN
Com informações de: Diário do Nordeste, Correio Brasiliense e MSN