Foi divulgado para o público, na manhã desta quinta-feira (20), o livro virtual que conta a história de Maria Rocha, referência na área da saúde, em Sento-Sé/BA. 

O livro de Elielton Cordeiro da Paixão e de Ruana Rocha Cordeiro, retrata a vida e obra de Maria da Lapa, desde a história de seus pais, também do seu casamento, seu trabalho, a amizade com as irmãs de Santa Maria, Dr Eliomar, dentre muitas outras passagem, com acervo fotográfico repleto de boas lembranças. 

"É com imensa satisfação que apresentamos, para os anais da história de Sento Sé, o compêndio: “Maria Rocha: Uma Referência de Amor”, cujo escopo é assegurar, para as gerações posteriores, um pouco da vida e da obra de Maria da Lapa Serqueira Rocha, a parteira do Tombador", conta Cordeiro, um dos autores do livro.



"Filha de um velho remeiro e de uma agricultora, Maria da Lapa nasceu no povoado de Tombador, próximo à Fazenda Castela, localidade submersa pelo represamento da Barragem de Sobradinho. No povoado de Tombador, a parteira Liô, como também era conhecida, criou-se e descobriu sua vocação de cuidar das pessoas, inicialmente com as parteiras antigas do povoado, e depois com a médica da empresa COMINAG (Companhia de Mineração e Agricultura do São Francisco)".



"Com a chegada das águas do Velho Chico (1976), a família de Liô se muda para a nova Sento Sé e se estabelece no bairro que carrega o nome do antigo povoado (Tombador). Na cidade nova, foi mandada para a cidade da Barra por Dr. Demóstenes Nunes Sento Sé (Dr Deni), para realizar um curso básico na área de saúde. Ao retornar passa a manter contato com as Irmãs de Santa Maria e com Dr Eliomar Cavalcante, com quem trabalha por alguns anos".



"Faz de sua residência um canto de esperança atendendo as pessoas e realizando partos, transformando-se dessa maneira numa profissional substancial para a nova cidade. Liô era indiferente a riquezas fundadas no dinheiro, seu coração deleitava-se em cuidar dos doentes, segurar recém-nascidos, trazendo o riso à parturiente ao apresentar-lhe o filho. Amava as pessoas, e isso bastava".



O livro tem ainda como autora a filha de Cordeiro, a jovem Ruana Rocha Cordeiro, neta de Maria Rocha. 




"O maior legado de Maria Rocha foi o “exemplo”. Escultores deixam o mármore testificar seu trabalho; escritores e poetas deixam em papéis os registros de suas obras; pintores o traço de suas linhas em telas, mas aqueles artistas que recebem o dom de cuidar das pessoas, não deixam nada palpável. Deixam somente as marcas nos corações das pessoas. O que ficou de nossa parteira foi exemplo de um belo comportamento humano", Finaliza Elielton. 



O link para acessar o livro virtual "Maria Rocha: Uma Referência de Amor" está disponível aqui: [CLIQUE AQUI].

Em breve, no Canal do YouTube Leonardo Rodrigues 10 [acesse aqui e inscreva-se], estará a entrevista contando mais detalhes sobre o livro. 


Da Redação Blog Leonardo Rodrigues
Informações: Elielton Cordeiro da Paixão