WhatsApp lançou uma nova função para enviar mensagens temporárias com validade de sete dias após o envio. A ferramenta facilita a liberação de memória do celular, e pode ser ativada em conversas individuais ou em grupo — no caso deste último, apenas os administradores podem configurar o recurso. As mensagens que se autodestroem são uma função aguardada do mensageirojá que o Instagram conta com o recurso desde outubro, e o Telegram, desde 2017.



A proposta do aplicativo é utilizar as mensagens temporárias para conversas menos importantes, que não deverão fazer falta após uma semana, como uma lista de compras, por exemplo.

Como queremos que as conversas no WhatsApp sejam similares às conversas que temos pessoalmente, desenvolvemos uma maneira prática para apagar automaticamente as mensagens que não precisam ser guardadas para sempre”, explica o comunicado.

A função pode ser ativada em conversas individuais, por qualquer uma das partes, ou em grupos, somente pelos administradores.

▬ COMO ATIVAR AS MENSAGENS TEMPORÁRIAS NO WHATSAPP?

  • Abra uma conversa no WhatsApp;
  • Toque no nome do contato ou grupo;
  • Vá na opção “Mensagens temporárias”;
  • Por fim, selecione a opção “Ativadas”.
Para desfazer a função basta seguir os mesmos passos e escolher a opção “Desativadas”.

Ao ativar a contagem regressiva é mostrado um aviso no topo da conversa informando que as mensagens desaparecerão da conversa após 7 dias.

Além disso, cabe a ressalva: as mensagens temporárias estão passíveis de captura de tela antes de desaparecerem para sempre, assim com as comuns. Portanto, é necessário ter cuidado ao enviar conteúdo sigiloso para um contato, mesmo com o uso do recurso.

E atenção ao enviar fotos e vídeos: os arquivos de mídias em mensagens temporárias também serão excluídos da conversa após sete dias, mas podem continuar armazenados no dispositivo, caso o download automático esteja ativado.


Da Redação Blog Leonardo Rodrigues
Fonte: Comunicado App WhatsApp
Informações: Tecnoblog e Seja Geek