A Marinha do Brasil fez o lançamento nessa segunda-feira (21) do Projeto Verão 2020/2021 – Todos por uma Navegação Segura, em Juazeiro/BA. O líder representante da Brigada Força e Resgate de Sento-Sé, Gláucio George, participou da operação que tem como objetivo intensificar as ações de conscientização e fiscalização do tráfego aquaviário nas áreas de maior concentração de embarcações e banhistas, cujo movimento cresce com as férias e feriados prolongados.



A operação contou ainda com a participação da comunidade náutica e marítima e de militares e servidores civis da Marinha, além da Capitania dos Portos da Bahia, que intensificará as ações de fiscalização nas embarcações, de modo a orientar seus condutores e passageiros a aproveitar a época mais quente do ano com segurança.

Segundo o levantamento da Diretoria de Portos e Costas (DPC), os itens que mais chamam a atenção durante as ações de fiscalização são: 

- Falta de habilitação dos condutores;
- Documentação da embarcação incompleta ou vencida; 
- Falta de material de salvatagem (coletes, boias, extintores de incêndio entre outros); 
- Desrespeito ao limite de lotação da embarcação; 
- Falta de condições de navegabilidade do meio, que pode ser apreendido, a depender das irregularidades constatadas.



Para coibir o uso de bebida alcoólica a bordo, outro problema comum nesta época de festas e de férias, os militares utilizarão etilômetros, tendo em vista que é proibido o consumo de bebidas alcoólicas pelos condutores.

Ações de conscientização também serão realizadas em entidades náuticas, clubes, marinas e colônias de pescadores, com palestras educativas e dicas sobre as principais normas de segurança da navegação, além da preservação ambiental.


Informações: Sento Sé Notícias e Brigada Força e Resgate
Imagens: Brigada Força e Resgate