A reunião pública marcada pela manhã desta quarta-feira (14), na Câmara Municipal de Vereadores, para apresentação do Projeto Tombador, foi cancelada logo após o seu início, quando os manifestantes interromperam, solicitando que, ao invés da reunião, fosse realizada uma audiência pública, para debater a instalação da empresa de minério de ferro na região. 




Depois da decisão de cancelar a reunião pública, os manifestantes, pacíficos, entoavam músicas que abordam por direitos e a todo instante pediam para que fosse realizada a audiência pública.  

"Depois de 7 anos, nunca ninguém foi falar com a gente. Como Vereador, fiz vários requerimentos, pedi esclarecimentos... Nunca fui correspondido e agora querem essa reunião. Nós queremos audiência pública", disse o Vereador Jamerson Pescador.





Paulo Oliva, Coordenador de Implantação do Projeto Tombador em Sento-Sé/BA, falou com nossa reportagem sobre alguns pontos que seriam abordados na reunião: "Nós queríamos esclarecer vários fatos que estão sendo comentados e que não são verdadeiros. O Projeto Tombador ele é um projeto que produzirá granulados de hematita a partir de uma rocha chamada hematita de alto teor, que tem 67% de ferro. Simplesmente será feito uma britagem e um peneiramento a seco. Não serão usados nenhum produto químico. O Projeto está isolado e distante das comunidades", relatou o Coordenador. 

Sobre os resíduos e contaminação, Oliva afirmou que: "Não haverá resíduos, porque todo minério será consumido e vendido. Ele será britado e encaminhado para siderúrgicas. Sobre a possível poluição das águas subterrâneas, como nós não vamos usar produto químico, não há a chance de haver uma poluição. Mesmo assim, estamos instalando 3 poços de monitoramento para comprovar o que estou falando", esclarece Paulo.

Em nota, a empresa Tombador falou sobre o cancelamento da reunião:

 

▬ Confira a reportagem de vídeo, com entrevistas:




Da Redação Blog Leonardo Rodrigues
Imagens: Blog Leonardo Rodrigues
Vídeo: Canal do YouTube - Leonardo Rodrigues 10