Entra em cartaz a partir de hoje (26), no Cine River, em Petrolina, filmes produzidos por comunidades ribeirinhas da região. As películas Jamakaru, Rio Mar, A Menina da Ilha, O Menino que Tinha Medo do Rio e, Cantigas, o Sertão e suas Danças, marcam mais uma ação do “Cinema no Interior - Edição Especial Velho Chico”.


Com o auxílio de oficinas formativas oferecidas pelo projeto, os ribeirinhos dos municípios de Cabrobó, Santa Maria da Boa Vista, Orocó, Petrolândia e Petrolina participaram do processo de realização dos filmes, como por exemplo a elaboração do roteiro, produção e a composição do elenco.

As obras destacam a mitologia que envolve o Rio São Francisco e também as questões ambientais. A protagonista do curta-metragem “A Menina da Ilha”, Cecília Myrelle, relata que participar da produção de um filme é incrível e estar no cinema pela primeira vez assistindo a um filme que ela protagoniza, é fascinante.

“Nunca imaginei que a Ilha de São Félix, no interior de Orocó, seria o cenário para um filme e que eu, após participar das oficinas fui selecionada protagonista do filme, estou fascinada. Eu aprendi muito, só tenho que agradecer ao Marcos e a toda a equipe de professores desse projeto que nos ensinou e nos deu a oportunidade que eu nunca pensei na minha vida que iria me ver numa tela de cinema”, declarou Cecília. 

A difusão do patrimônio cultural das cidades ribeirinhas sanfranciscanas e o incentivo na realização de novos projetos audiovisuais para a região estão entre os objetivos do Festival. O idealizador e diretor geral do Cinema no Interior, Marcos Carvalho, ressalta que é uma ação histórica para o cinema nacional ter filmes de curta metragem expostos nas salas do cinema.


“Prestigiar produções genuinamente locais que valorizam o patrimônio material e imaterial ribeirinho sanfranciscano por meio de filmes que expressam valor artístico, cultural e histórico é uma oportunidade incrível para a população do Vale, além de ser um marco histórico ter filmes de curta-metragem exibidos em grande estilo nas salas do cinema em Petrolina” elucida Marcos.

Os filmes permanecerão em cartaz até o dia 01/01/2020, sempre às 13:30h. Está previsto para todas as sessões, um momento de “bate papo descontraído” com o idealizador do Cinema no Interior, alguns atores, personagens dos filmes e o público presente, que na ocasião será contemplado também com o sorteio de alguns brindes do projeto.




O PROJETO "CINEMA NO INTERIOR - EDIÇÃO ESPECIAL VELHO CHICO"

O “Cinema no Interior – Edição Especial Velho Chico”, produzido pela Mont Serrat Filmes, tem patrocínio do Fundo Setorial do Audiovisual, através do edital Festivais SAV/Minc/2018, da Secretaria do Audiovisual (SAV), Agência Nacional do Cinema (ANCINE) e do FUNCULTURA, através do XI Edital de Fomento ao Audiovisual do Estado de Pernambuco.

O projeto conta ainda com a parceria do Festival Internacional de Cinema de Contis (França),  Rede Orient Cinemas, TV Grande Rio, Nobile Suítes Del Rio Petrolina e das Prefeituras Municipais de Santa Maria da Boa Vista, Orocó, Cabrobó, Petrolândia e o apoio do população ribeirinha.


A venda dos ingressos será feita na bilheteria do Cine River. Mais informações sobre o projeto entrar em contato pelo e-mail: festival@cinemanointerior.com.br  



ASCOM/Cinema no Interior