De acordo com observações do The Virtual Telescope Project, gerenciado pelo astrônomo italiano Gianluca Masi, um asteroide gigantesco fará sua máxima aproximação com a Terra na próxima sexta-feira (25). O objeto intitulado 1998 HL1 tem quase 1 km de diâmetro.

Mas não há motivo para pânico: ainda que o asteroide esteja nas listas de objetos potencialmente perigosos, ele não está em rota de colisão, não havendo risco de qualquer impacto com o nosso planeta. Masi registrou a passagem mais recente do objeto em nossos arredores no dia 19 de outubro, quando ele passou a cerca de 8,5 milhões de km de distância:

Já quando ele estiver em sua máxima aproximação no dia 25, o asteroide chegará a 6,2 milhões de quilômetros — algo equivalente a 16 vezes a distância entre a Terra e a Lua. Sendo assim, astrônomos podem se preparar para rastrear o asteroide e acompanhar sua passagem pelo nosso quintal espacial.

O 1998 HL1 foi descoberto em 1998 e já vem sendo observado com afinco desde então; portanto, sua trajetória é bastante conhecida por cientistas em todo o mundo, então podemos ficar tranquilo quanto às informações de que ele não representa mesmo nenhum risco ao nosso planeta.


MSN