Na sexta-feira (30), às 14h, a convite da Escola Municipal Nova Canaã, a Guarda Civil Municipal de Sento-Sé promoveu uma palestra sobre a prática e a prevenção de bullying nas escolas, suas consequências e atos infracionais.



Foram abordados casos notórios de pessoas que sofreram bullying, seja praticado por um individuo ou em grupo, nas escolas ou no lar e que tiveram consequências consideradas graves, chegando até mesmo a cometerem suicídio.

A palestra foi realizada com o intuito de conscientizar os alunos a respeito dos temas trabalhados, com as Leis Federal 13.185/15 e 13.663/18 que tratam da prática de violência, das penalidades previstas no CP e da obrigatoriedade das escolas em implementar ações de promoção da cultura de paz no ambiente escolar.

''É muito importante a informação e o respeito dos alunos para com eles mesmos. Esses temas não podem ficar esquecidos pelos estudantes, pelas escolas e nem pelos pais”, Disse o GCM Luciano Lopes. Além disso a prática de Bullying ou do ato infracional afetam não só o agressor e a vítima, mas toda a família e a escola, por isso foi enfatizado que algumas atitudes não são só uma brincadeira, mas são forma de agressão e violência.



No mesmo dia, agora na Escola João Paulo II, outra equipe da Guarda Civil Municipal, ministrou palestra sobre o seu papel na segurança pública municipal.



Os GCM's abordaram diversos assuntos que competem à instituição, do trabalho de Rondas Preventivas, Ostensivas, Rondas nas Escolas, com patrulhamentos na cidade e interiores, garantindo a segurança dos cidadãos e resguardando os patrimônios públicos. A Guarda Municipal, por ser também uma força de segurança comunitária, se aproxima cada vez mais da comunidade, atuando em parceria com as demais forças de seguranças públicas, PM, PC, como também demais órgãos do município, como o Conselho Tutelar, Secretária de Obras e Secretaria de Educação através de trabalhos sociais nas escolas, como palestras e cobertura de eventos estudantis, esportivos, etc.

O intuito da palestra é passar aos alunos como é a forma de atuação da instituição, do trabalho social, que é uma Guarda protetora, amiga e parceira, que os alunos podem contar sempre com a instituição, buscando uma aproximação entre alunos e GCM's.



Foi abordado principalmente a Lei 13.022/14 Estatuto Geral das Guardas Municipais, seus princípios mínimos de atuação e competências.


Fonte: Guarda Civil Municipal de Sento-Sé/BA