Vingadores: Ultimato! O filme do ano, sem dúvida.

Emocionante, arrepiante... São 3 horas e 1 minuto diante de um filme que ficará marcado para sempre para os fãs de cinema. o Universo Cinematográfico da Marvel nunca mais será o mesmo. Pode não ser o final do Universo Cinematográfico Marvel (MCU), mas é a conclusão de alguns arcos de história bem especiais, incluindo grandes eventos que deixam sua marca nesse universo compartilhado. Abaixo, você confere todos os spoilers e revelações feitas em Vingadores: Ultimato.



▬ A FAMÍLIA DO GAVIÃO ARQUEIRO MORRE NA CENA DE ABERTURA



Vingadores: Ultimato não perde tempo lembrando o público do que está em jogo, começando com uma cena definida durante os momentos finais de Guerra Infinita em que a família de Clint Barton desaparece diante de seus olhos. É um momento traumático que leva Clint a se tornar o Ronin.


▬ CAPITÃ MARVEL SALVA TONY STARK E NEBULA NO ESPAÇO



Tony começa o filme à deriva no espaço, com Nebula, na nave dos Guardiões da Galáxia. Eles conseguiram deixar Titã, mas ficaram sem combustível. Parece que estão perdidos até que a Capitã Marvel chega para salvá-los, levando-os para a Terra em segurança.


▬ OS VINGADORES MATAM THANOS LOGO NO INÍCIO



Enquanto os Vingadores restantes se reúnem em sua sede, a discussão inevitavelmente se volta para o que fazer a seguir. Seu plano envolve viajar para o planeta onde Thanos se aposentou, matando-o e usando as Joias do Infinito para trazer de volta todos que ele apagou.

Eles emboscam Thanos e exigem saber onde estão as Joias do Infinito, mas Thanos revela que as destruiu. Thor então faz o que ele não fez em Guerra Infinita: mata Thanos, cortando sua cabeça.


▬ TONY STARK E PEPPER POTTS TÊM UMA FILHA



Depois de matar Thanos, Vingadores: Ultimato salta cinco anos no futuro. Muita coisa aconteceu. Bruce Banner se funde completamente com Hulk, tornando-se o Professor Hulk. Thor se isola, ficando gordo e bêbado. Capitão América lidera um grupo de apoio emocional para aqueles que ainda não se recuperaram do ataque de Thanos. Mas a surpresa mais agradável é descobrir que Tony Stark e Pepper Potts são casados ​​e têm uma filha pequena, Morgan.


▬ O PLANO DOS VINGADORES É ROUBA AS JOIAS DO INFINITO COM UMA VIAGEM NO TEMPO



Vingadores: Ultimato também revela que o Homem-Formiga, também conhecido como Scott Lang, passou os últimos cinco anos no Reino Quântico. Para Scott, no entanto, foram apenas cinco horas, levando-o à conclusão de que a viagem no tempo é possível dentro daquele mundo subatômico.

Scott então propõe um plano: viajar de volta no tempo e roubar as Joias do Infinito antes que Thanos possa coletá-las. No entanto, depois é necessário devolvê-las ao seu lugar para que a realidade continue em equilíbrio, como explicado pela Anciã.


▬ A VIÚVA NEGRA MORRE PARA QUE O GAVIÃO ARQUEIRO OBTENHA A JOIA DA ALMA 



Viúva Negra e Gavião Arqueiro são encarregados de viajar para Vormir e recuperar a Joia da Alma, o que requer uma troca – uma alma por uma alma. Viúva Negra e Gavião Arqueiro lutam pelo sacrifício, com um atacando o outro à medida que tentam se jogar do penhasco.

No final, porém, a Viúva Negra leva a melhor sobre o Gavião Arqueiro, agarrando-o e ancorando-o ao lado do penhasco e deixando-se cair para a morte. Após o sacrifício da Viúva Negra, o Gavião Arqueiro desperta no rio de sangue de Vormir com a Joia da Alma na mão.


▬ THANOS DE 2014 CHEGA AO FUTURO



Enquanto os Vingadores participam do assalto ao tempo, uma complicação surge com Nebula. Como se constata, não importa se ela é a Nebula de 2023 ou a de 2014, seus implantes cibernéticos ainda operam na mesma rede. Isso permite que as comunicações recebidas pela Nebula do presente também sejam vistas pela Nebula do passado, que ainda é leal a Thanos.

Graças a essa conexão entre as duas, Thanos descobre o plano dos Vingadores. Ele então envia sua Nebula para sequestrar a do futuro, roubando seu lote de partículas Pym e usando-as para enviar a si mesmo – assim como todo o seu exército – até a Terra de 2023.


▬ HULK TRAZ DE VOLTA AS VÍTIMAS DE THANOS



Os Vingadores são bem sucedidos em sua missão de reunir as Joias do Infinito do passado. Tony então cria uma manopla usando a mesma armadura nano-tecnológica de seus trajes de Homem de Ferro e está decidido que Hulk, o mais forte dos Vingadores, tentará o estalo para reverter as mortes causadas por Thanos.

Ele coloca a manopla e, a princípio, parece poderosa demais até para ele controlar, mas eventualmente, Hulk consegue estalar os dedos, desejando que todos aqueles que desapareceram há cinco anos reapareçam no presente. Funciona, e o primeiro sinal de seu sucesso é o Gavião Arqueiro recebendo um telefonema de sua esposa.


▬ PERSONAGENS PERMANECEM MORTOS 



Embora o estalar de dedos de Hulk seja bem sucedido em Vingadores: Ultimato, ele não é capaz de trazer todos de volta. As Joias do Infinito são poderosas, mas também são específicas, e o Hulk só é capaz de trazer de volta aqueles que se transformaram em pó. Ou seja, caras como Loki e Visão continuam mortos. A Gamora também permanece morta, mas sua versão de 2014 acaba ficando no presente.


▬ ALGUNS ATORES RETORNAM



Enquanto alguns personagens-chave permanecem mortos, isto não significa que eles não apareçam em Vingadores: Ultimato. O Loki de Tom Hiddleston, por exemplo, não é ressuscitado, mas o ator reprisa o papel para uma cena curta durante a Batalha de Nova York.

A Anciã de Tilda Swinton, o Alexander Pierce de Robert Redford, a Jane Foster de Natalie Portman, a Frigga de Rene Russo e a Peggy Carter de Hayley Atwell também aparecem brevemente, assim como o Brock Rumlow de Frank Grillo e o Jasper Sitwell de Maximiliano Hernández como agentes ocultos da HYDRA infiltrados na SHIELD. Vingadores: Ultimato também inclui a Valquíria de Tessa Thompson e o Korg de Taiki Waititi.


▬ O CAPITÃO AMÉRICA USA O MJÖLNIR



Depois de Hulk ter sucesso em reviver metade da população do universo, Thanos ataca o complexo dos Vingadores. Ele primeiro explode o lugar, depois envia seu exército Chitauri para acabar com qualquer sobrevivente, enquanto Nebula tenta coletar as Joias do Infinito.

Enquanto Thanos espera, ele é confrontado por Homem de Ferro, Capitão América e Thor. O momento mais emocionante acontece quando o Mjölnir – uma versão do passado – voa não para a mão de Thor, mas para a do Capitão América. Usando o martelo, Capitão América dá uma surra em Thanos, mas ele ainda não é poderoso o bastante para parar o Titã Louco.


▬ O HOMEM DE FERRO MORRE PARA COMPLETAR O PLANO DE DOUTOR ESTRANHO



Quando parece que a esperança está perdida, a cavalaria chega. Todos os heróis ressuscitados aparecem através de portais criados pelo Doutor Estranho, resultando numa batalha épica contra Thanos e seu exército. Em meio ao caos, Tony pergunta ao Doutor Estranho se, entre as mais de 14 milhões de possibilidades, este é o futuro em que eles ganham, mas ele recusa a dizer.

Frustrado, Tony retorna à luta, mas quando Thanos consegue se apossar das Joias do Infinito, ele percebe o que deve fazer. Tony ataca Thanos e arranca as Joias de sua mão, prendendo-as à luva de sua armadura e estalando os dedos. Thanos, a Ordem Negra e todas as suas forças se desintegram. O uso das Joias do Infinito, no entanto, deixa o Homem de Ferro mortalmente ferido. Ele morre no campo de batalha cercado por Pepper, Peter Parker e todos os seus amigos.


▬ THOR SE UNE AOS GUARDIÕES DA GALÁXIA



Após o funeral de Tony, os Vingadores restantes começam a voltar às suas vidas normais. Thor, no entanto, percebeu que simplesmente não é adequado para governar os Asgardianos, entregando o trabalho à Valquíria.

Livre de suas responsabilidades reais, mas não desejando retornar aos seus caminhos desleixados, Thor se une aos Guardiões da Galáxia. Sem surpresa, já existe uma rivalidade entre Thor e o Senhor das Estrelas.


▬ CAPITÃO AMÉRICA CONSEGUE A SUA DANÇA COM PEGGY CARTER 



Finalmente, depois que Thanos está morto e Tony enterrado, alguém deve devolver todas as Joias do Infinito – e o Mjölnir – aos pontos exatos no tempo de onde foram tiradas. O homem para este trabalho é o Capitão América, novamente viajando de volta no tempo através do Reino Quântico.

No entanto, Steve escolhe não retornar ao presente e, em vez disso, permanece no passado, reencontrando Peggy Carter e finalmente tendo a dança que prometeu. Steve só mais tarde retorna ao momento em que ele partiu para o passado, uma vez que ele é um homem velho, tendo passado os últimos 70 anos apenas vivendo sua vida.

Steve então passa o manto do Capitão América para Sam Wilson (Anthony Mackie), entregando-lhe o seu escudo.


FIM

P.S.: No final não tem cenas extras.





Colaboração e imagens: Observatório do Cinema