O filme se inicia no inverno de 1974, um pai e seus dois filhos estão dirigindo pela estrada. Um filho é mais jovem, nerdzinho e está jogando. O irmão mais velho e o pai começam a zoar com ele e, de repente, ele se transforma.
No lar do Mago, nós vemos primeiro o Mrs. Mind, então os Sete Pecados Mortais. Eles são todos estátuas que os olhos brilham em vermelho e podem falar. O mago informa a esse menino que seu objetivo é procurar por alguém tão puro de coração que ele possa transferir seus poderes. Porém, o menino é tentado pelos pecados e manipulado para agarrar esta bola brilhante que eles chamam de Olho, ele toca. O mago então bate a mão dele e diz que qualquer um puro de coração não se submeteria a aquela tentação, então ele expulsa o garoto de volta ao carro com seu pai e irmão. Ao voltar, o carro é atingido por um caminhão. O pai voa para fora do carro, o irmão mais velho vai e verifica e diz ao menino que tudo era culpa dele. O garotinho pega a bola mágica que tocou e diz “encontre-me”. O mago grita sobre como ele precisa encontrar alguém puro de coração, não importa quanto tempo leve.
Dias de hoje, Philadelphia

Billy Batson atrai policiais para uma loja, tranca-os dentro e depois examina os scanners da polícia em busca de informações sobre uma possível mãe. Ele encontra o endereço de uma Rachel Batson e vai até lá, ele espera do lado de fora e ensaia o que ela dirá, até que ele finalmente bate na porta e abre, mas é uma mulher negra. A polícia aparece e leva Billy – ele é trazido de volta a um funcionário do serviço social que diz que ele tem uma nova família adotiva. Sua nova madrasta e padrasto o pegam e o levam para casa – ele encontra seu irmão Eugene inicialmente enquanto ele está gritando enquanto joga algum jogo online, Darla está super animada para vê-lo – ela faz um pôster que diz “bem vindo novo irmão”. Outra irmã, Mary entra na sala em um telefone com uma faculdade. Billy, em seguida, conhece Freddie e ele mostra a sua relíquia favorita de super-heróis – uma bala que ricocheteou no corpo de Superman.
De volta a um escritório, uma mulher está conversando com alguém pelo Skype fazendo perguntas sobre o covil do Mago – notamos que há uma tonelada de registros de vídeo com outras pessoas que também visitaram o covil. Ela começa a dizer que em seu despertador ela percebeu que havia símbolos que piscavam repetidamente – uma voz ao fundo, Sivana aparece. Ele menciona que ela tem um vídeo dos símbolos e os mostra. Sivana e a mulher caminham de um laboratório para outra sala, a mulher diz a Sivana que o estudo desse Covil é o projeto dela e ele mostra a ela uma porta com os símbolos nela – ele precisava para aperfeiçoar a sequência e colocá-los em ordem corretamente a porta. A mulher toca a porta e se transforma em pó. Sivana caminha através dele e encontra o Mago novamente – “lembra de mim?” – Sivana imediatamente absorve todas as almas dos sete pecados mortais.
Na escola, Darla tenta dizer adeus a Billy antes de ele sair, mas ele faz com que ela se sinta mal ao dizer que eles não são verdadeiros irmãos e irmãs – ela se afasta triste com Freddie. No almoço, Freddie senta com o cassetete e depois de tentar importuná-lo por alguns minutos – Freddie assume que Billy roubou sua bala do Superman – Billy garante que não. Do lado de fora, os valentões o perseguem e batem em Freddie – eles começam a bater nele e o intimidam – inicialmente começam a caminhar até que mencionam que Freddy não tem mãe, então imediatamente Billy se vira e bate em um dos valentões com a muleta de Freddie e então nos outros. Ele consegue fugir e corre por uma estação de metrô. No metrô, os símbolos começam a aparecer nas telas de LED e as janelas começam a congelar. Billy é transportado para o mago que conta a Billy sobre a história desses poderes, um mago tinha tudo isso até ele se tornar mau e usar seus poderes para matar dezenas de pessoas e libertar os sete pecados mortais no mundo (Black Adam).

Tudo o que o Billy tem a fazer é dizer que o Shazam!. Ele diz, e o mago desaparece. Shazam volta para a Filadélfia e vai para o lar adotivo para obter ajuda de Freddie. Shazam pode atirar raios com as mãos, super velocidade, super força, imunidade a balas. Freddie e Shazam vão a uma loja de conveniência e tentam comprar cerveja – os ladrões entram e Shazam os impede – também aprendem que ele desvia balas como Superman – em seu rosto e também em seu terno. Shazam lança os dois para fora da loja e eles saem com cerveja – tentando e cuspindo-o dizendo que tem gosto de vômito. Em vez disso, eles optam por comprar lanches. 

Eles se sentam nos degraus do museu de arte, comem seus lanches e falam sobre os poderes. De volta ao lar adotivo a mãe e o pai se preocupam se Billy teria fugido de novo, pois ele geralmente faz isso, Freddie e Shazam entram em casa e encontram Darla no quarto dela – ela está assustada, mas Shazam diz Shazam e de repente se vira para Billy. eles conseguem que Darla prometa que ela não contará o segredo dele ou que ela seria uma irmã má. Há uma cena em que ficamos sabendo de como Billy se perdeu, em um parque com sua mãe. Ele cai e vai correr atrás dela, mas ele se perde na multidão e não consegue encontrar sua mãe.
Nas indústrias Sivana – Sivana aparece e entra em uma reunião onde seu pai e irmão estão. Vemos que seu pai perdeu as pernas naquele acidente, então seu irmão se levanta e começa a intimidar Sivana até que Sivana o agarra e o joga pela janela. Sivana mostra os sete pecados mortais e eles matam todo mundo, exceto seu pai. A morte mais horrível é um dos pecados mordendo a cabeça de um deles. Quando Sivana vai indo embora – seu pai implora e diz lhe dará qualquer coisa, Sivana pergunta a seu pai qual pecado ele cometeu mais. Sivana sai da sala e a porta começa a fechar, vemos “Cobiça” atacá-lo, lhe comendo inteiro.
Freddie tem postado vídeos de Shazam praticando seus poderes, que se tornaram virais. Freddie e Billy estão na escola e querem sair das aulas, então eles usam Shazam para se passar por pai – eles saem e outro teste é feito para tentar voar. Eles vão para um caixa eletrônico e roubam dinheiro. De volta ao lar adotivo, vemos que eles compraram muitas coisas, incluindo macs, Xbox’s, TVs, etc.
No dia seguinte na escola – os valentões começam a mexer com Freddie e Billy novamente até que Freddie diz que conhece o novo herói “ciclone vermelho” – eles não acreditam nele, mas ele promete e diz a eles que ele vai aparecer para almoçar amanhã. Naquela noite, no jantar, o pai pergunta à família o que eles acham do novo herói – todo mundo dá opiniões e Freddie dá uma alfinetada no Shazam e depois ele e ele discutem um pouco, deixando o resto da família confusa.
No dia seguinte, Billy decide não ir à escola porque não precisa, Freddie pede que ele ainda venha para o almoço, enquanto Shazam faz várias coisas pela cidade. Ele então vê Mary prestes a ser atropelada por um carro, ele a salva e fala com ela percebendo que ela está chateada, ele acha que seria por causa da faculdade, ela diz que ela entrou mas que não quer deixar sua família. Shazam tenta dizer que ela deve ir e fazer uma vida para si mesma, a família não importa – só você importa. Mary fica confusa depois, já que Shazam acidentalmente revela que sabe o nome dela e que ela é uma criança adotiva – mas não pensa muito nisso no momento. Na escola, Freddie é cercado por crianças esperando por Shazam e é humilhado, nos degraus do museu de arte que Shazam está fazendo um show. Freddie aparece e xinga Shazam, Shazam tenta agir legal atira um raio, mas ele atinge um ônibus. Shazam para o ônibus e colocá-lo no concreto. Freddie diz a ele que ele não está usando seus poderes direito e Shazam diz a ele que ele só está com ciúmes porque ele deseja ter esses poderes. Freddie chora. 

Sivana aparece e começa a esmurrar Shazam, ele exige que Shazam lhe dê seus poderes, Shazam o afasta, mas Sivana o acerta e diz a ele que os poderes do homem não podem causar dano, mas magia o faz. Sivana começa a bater nele, jogando-o pela cidade, através de prédios, paredes, etc. Eles acabam em um shopping. 

De volta ao lar adotivo, os outros irmãos se perguntam por que Freddie estaria com Shazam até Mary descobrir tudo, Darla apenas confirma. Billy aparece e eles dizem que sabem de tudo. Eugene entrega um papel para Billy, que descobre que seu pai está na prisão e sua mãe está a apenas 2 estações de metrô. Billy corre para sua mãe. A mãe adotiva e o pai vão atrás dele. Sozinhos em casa, Sivana aparece com Freddie e prende as crianças.
Billy chega ao complexo de apartamentos de sua mãe e ela informa a ele que naquele dia ela propositadamente o deixou porque percebeu que as pessoas poderiam cuidar muito melhor dele do que ela jamais faria. Ele sai e recebe um telefonema de Freddie, Sivana diz a ele para ir lá e dar-lhe o poder. Billy pula do prédio e se transforma em Shazam e voa para casa. Shazam parece desistir de salvar sua família e Sivana abre uma porta para levá-los ao covil dos magos. Lá, Sivana e os sete pecados mortais cercam Shazam e quando ele está prestes a desistir de seus poderes, Freddie, Darla, Eugene, Mary e Pedro aparecem no covil. Freddie joga seu batarang na cabeça de Sivana e Shazam percebe que a cabeça de Sivana está sangrando. Ele o derrota.
Eles acabam em um parque durante o inverno, Sivana percebe a nuvem de iluminação da transformação de Shazam e vai lá. Sivana ataca o parque e vemos que o Papai Noel do shopping está lá e começa a fugir. Sivana atira em uma roda-gigante e quase tomba, Sivana e Shazam lutam e Sivana o joga em um dos jogos. Shazam vê uma garotinha e seu pai assustados e dá à garotinha um pelúcia de tigre e diz a ela que tudo ficará bem. Ele vai lutar contra Sivana novamente. Seguem-se as lutas, Shazam consegue pegar o bastão que o Mago usou para transmitir seu poder e diz a sua família para segurá-lo e dizer seu nome – todos gritam. Tudo o que vemos são 5 raios amarelos – a família Shazam chega. Freddie imediatamente começa a voar, todos eles lutam com cada um dos pecados. Shazam e Sivana voam pelo horizonte lutando em uma vibe similar a Zod vs Super. De volta ao parque, a família está salvando as pessoas e lutando contra os pecados.

A roda-gigante está quase caindo, mas Pedro a segura e Darla começa a usar sua habilidade de acelerar e desacelerar o tempo para salvar as pessoas na roda-gigante, mas ela não consegue pegar todo mundo. Pedro é derrubado e a roda-gigante leva outro ataque por um dos pecados mortais. Shazam e Sivana acabam em um telhado e Shazam faz piada com o único pecado mortal que ainda não apareceu, a Inveja. Ela se arranca do corpo de Sivana e ele quase cai do telhado. Inveja tem Shazam nas mãos, mas ele grita Shazam e o raio a fere. Shazam agarra Sivana e leva para o parque, rasga seus olhos absorvendo todos os pecados de volta. O dia é salvo, a família Shazam leva-os de volta para o covil e os guarda lá. Shazam e Freddie percebem que este é o “lugar secreto” deles. 

De volta para casa e todos de volta à sua forma original, vemos um noticiário sobre o incidente. A família adotiva fala sobre dando risadas e Billy finalmente se sente feliz e seguro dentro de uma família.
Na escola, Freddie senta para almoçar e todos deixam a mesa, então seus irmão se juntam a ele. Os valentões aparecem e perguntam se ele ainda é amigo do “ciclone vermelho” – Então Shazam aparece e conta a todos como Freddie mostrou a ele tudo sobre o que significa ser um super herói e também que ele trouxe um amigo, daí, o Superman aparece, mas nós não podemos ver seu rosto.
▬ CENA PÓS-CRÉDITOS:
Após o final do filme, vemos Dr. Silvana preso, depois de ser derrotado. Na cadeia, o vilão aparece pintando os símbolos dos Sete Pecados Mortais nas paredes, de um jeito maníaco.
Seu objetivo é mais uma vez acessar o local onde o Mago Shazam prendia os vilões, e liberá-los para recuperar seus poderes. Agora, contudo, Shazam e a Família Shazam fizeram do espaço o seu covil, seu quartel general.
De repente, a espécie de centopeia vista logo no começo do filme reaparece. O personagem se trata do Senhor Cérebro (ou Senhor Mente), um dos primeiros vilões dos quadrinhos de Shazam!!
O Senhor Cérebro fala com Dr. Silvana, rindo dos humanos que acham que há apenas um meio de acessar a magia. O personagem tem, no filme, uma aparência muito similar a dos quadrinhos: uma centopeia que se comunica por meio de uma espécie de pequeno rádio que leva cravado em seu corpo.

O que significa:

Sua participação no filme é uma forte indicação de uma futura aparição da Sociedade Monstro do Mal em um próximo filme do Shazam!
Para aqueles que não conhecem ou não se recordam, a Sociedade é um dos times de vilões mais poderosos dos quadrinhos. Com quase 30 membros liderados pelo Senhor Cérebro, conta com nomes como Dr. Silvana, Adão Negro e Sr. Átomo.
Na 2ª cena:
Seguindo a tendência "se temos duas cenas pós-créditos, a segunda será só uma gracinha", a segunda cena apresentada no final dos créditos de Shazam traz apenas um momento engraçado entre o herói e Freddy.
Na ocasião, como parte dos testes de seus poderes, Shazam tentava falar com um peixe, na companhia do irmão. O herói brinca com Freddy e questiona qual seria a utilidade de um poder como esse.
Freddy, que está vestindo uma camisa do Aquaman nessa hora, exclama que a utilidade seria comandar um exército inteiro de seres marinhos. Mas Billy/Shazam apenas provoca o irmão, dizendo que o poder não é legal.

Colaboração: Cabana do Leitor / Aficionados
Imagens: Google