Ao longo da semana passada, a Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) realizou uma campanha educativa orientando a população a identificar o mototáxi legalizado. As ações foram realizadas na Praça Pedro Pereira Primo, na Orla e na Avenida Raul Alves. Além dos fiscais de transporte e de trânsito, a campanha contou com a participação de uma equipe teatral que, de forma bastante descontraída, abordou usuários do serviço de mototáxi.

Raimundo Nonato Carvalho, que sempre utiliza o serviço, parabenizou a ação da CSTT e explicou que só anda com mototáxi legalizado “porque é inviável andar com clandestino, pois estaria colocando minha vida em risco. Tenho filhos, tenho uma família que depende de mim. Pela minha segurança e segurança da minha família eu não ando com clandestino”, afirmou Raimundo.

O gerente de transportes da CSTT Francisco Paulo, explica a importância da escolha pelo mototáxi legalizado. “Todos os mototaxistas cadastrados na CSTT passam por uma rigorosa seleção. É necessário a realização de um curso de direção defensiva e apresentar os antecedentes criminais dos Estados da Bahia e de Pernambuco, além de todos os documentos do condutor e da motocicleta e, anualmente, as motocicletas passam por vistorias. Todas essas exigências são para poder oferecer conforto e segurança aos usuários desse serviço, o que não pode ser oferecido pelo mototáxi clandestino”, alerta Francisco.

O diretor-presidente da CSTT Damião Medrado, explicou que a equipe de fiscalização de transporte identificou que a maioria das pessoas desconhece as diferenças entre um mototáxi legalizado e um clandestino. “A campanha educativa foi iniciada esta semana e iremos continuar até percebermos que o objetivo foi atingido: conscientizar as pessoas a não arriscarem suas vidas utilizando o mototáxi clandestino”, destacou Damião.


Irislane Pacheco/CSTT