Em noites quentes, o ventilador salva a vida de muitas pessoas que não possuem um ar-condicionado. As altas temperaturas incomodam a vida de muita gente, principalmente na hora de dormir. Mas será que essa prática é totalmente segura?
Segundo o doutor Len Horovitz, pneumologista do hospital de Nova York Lenox Hill, "não existe nada em um ventilador que é tóxico". No entanto, alguns cuidados devem ser tomados ao utilizá-lo. Há alguns efeitos causados nas pessoas que dormem com o ventilador ligado, visto que ele tende a evaporar a umidade da boca e das narinas pois causa um movimento rápido do ar por um longo tempo. Por isso, muitas pessoas acordam com o nariz e a boca secos.
Os alérgicos podem sofrer bastante pois o ventilador tende a espalhar a poeira em toda parte. De acordo com Horovitz, o indicado é manter o ventilador a uma certa distância da cama para que assim, o vento não seja jogado diretamente na pessoa. A instalação de filtros de ar nos quartos e a aplicação de solução nasal também são ótimos cuidados. Assim, os surtos de alergia podem ser reduzidos.
Dormir com o ventilador ligado não causa graves problemas de saúde, mas pode gerar alguns incômodos. Manter o quarto limpo pode fazer com que esses problemas sejam reduzidos.
Se você não abre mão de dormir com o ventilador ligado, esses cuidados te ajudarão a evitar que problemas de saúde ocorram. É importante ressaltar que o ar condicionado também pode causar alguns incômodos, como o ressecamento da garganta, boca e nariz. Além disso, os músculos podem ficar rígidos devido ao frio.
Independente de sua preferência, é recomendável que o ventilador e o ar-condicionado sejam utilizados com moderação. Seguir esses cuidados também ajudarão você a prevenir problemas de saúde.

Fatos Curiosos