Se você é do tipo de pessoa que se lembra de beber água apenas quando bate aquela sede, saiba que é possível incluir alimentos poderosos junto ao líquido para dar mais sabor, além de ajudar a potencializar a dieta. Gelada, a água sozinha já oferece grandes benefícios à perda de peso: “O líquido frio se transforma em um termogênico natural por obrigar o corpo a acelerar o metabolismo para se aquecer. Isso o obriga a usar mais energia e, como consequência, perder mais calorias”, afirma a nutróloga Paula Cabral. Conheça algumas receitas de líquidos poderosos, que aceleram o emagrecimento e ainda mantêm a saúde em dia.

► Líquidos poderosos para emagrecer:

▬ Água de ameixa

A fruta é rica em vitaminas A, C e do complexo B e em minerais, como ferro, potássio e magnésio. Mas os seus benefícios não param por aí! “A ameixa seca possui um elemento químico chamado hidroxifenilsatina que, junto com as fibras, ajuda no peristaltismo intestinal (movimento involuntário que transporta o bolo fecal durante a digestão), combatendo a prisão de ventre”, afirma a nutricionista Simone Pitanguy. Além disso, durante o processo de hidratação, que acontece quando deixamos a fruta seca na água, a ameixa libera uma substância chamada sorbitol, que é laxativa e contribui para a dieta.

▬ Água de canela

Termogênica, a canela ajuda a evitar o armazenamento de gordura, pois aumenta a temperatura corporal, favorecendo um maior gasto calórico e, consequentemente, favorece a perda de peso, e ainda contribui para normalizar o colesterol, controlar a glicose e, assim, combater o diabetes. Consumida junto com a água, desempenha diversas funções no organismo. “É digestiva, melhora o hálito, aquece o corpo, beneficia a circulação do sangue e auxilia em problemas de garganta e pulmão”, afirma o especialista em medicina complementar e fitoterapia José Bassit.

▬ Água de limão

O limão tem função de ‘limpeza’ do trato gastro intestinal, auxiliando na eliminação de toxinas da mucosa gástrica e contribuindo para a ativação do metabolismo, o que facilita a perda de peso”, garante o nutrólogo André Veinert. Quando ingerido junto com a água, em jejum, promove a alcalinização do pH sanguíneo, ou seja, promove o equilíbrio do meio, evitando até o acúmulo de ácido úrico nas articulações. “A água de limão contém ácido cítrico, que previne também o depósito de cálcio que se acumula nas artérias”, afirma o nutrólogo. Para garantir seus efeitos benéficos, consuma em jejum e aguarde 1 hora para ingerir outros alimentos.

▬ Água de gengibre

Por ser um alimento termogênico, o gengibre é capaz de acelerar o metabolismo e queimar gordura localizada. “Ao ingeri-lo, elevará a temperatura corporal de modo que aumente o gasto energético do organismo para voltar à temperatura habitual, gastando cerca de 30kcal”, afirma a nutricionista Bruna Quaglio. Alguns estudos sugerem que a raiz é capaz de acelerar o metabolismo em até 20%. Esse é um dos líquidos poderosos que possui efeito diurético e atua na saciedade. “Além disso, oferece efeito antioxidante, anti-inflamatório e antisséptico”, completa a profissional.

Alto Astral