A semana começou ruim para o futebol brasileiro na Libertadores, com a derrota do Grêmio para o Estudiantes por 2 a 1, ontem à noite na Argentina.

Menos mal que bastará aos atuais campeões da América uma vitória por 1 a 0 no jogo de volta, dia 28, em Porto Alegre.

Hoje tem mais.

Corinthians e Colo-Colo, os últimos campeões de seus países, vão se enfrentar pela quinta vez, com duas vitórias corintianas e uma chilena até hoje.

O Colo-Colo está só em quinto lugar no Campeonato Chileno, nove pontos atrás da líder Universidade Católica e perdeu, fora de casa, para o Temuco, em 11º lugar, no último sábado.

Mas o Corinthians está em sétimo lugar no Campeonato Brasileiro, também nove pontos atrás do líder São Paulo e empatou, em casa, com o Atlético Paranaense, em 18º, no sábado passado.

Ou seja, duas campanhas medíocres que não honram as campanhas dos dois clubes mais vezes campeões dos campeonatos chileno e brasileiro, no Chile desde 1933 e no Brasil desde 1971.

O Corinthians voltará a se encontrar com Valdivia e ele com Cássio no estádio do Colo-Colo, o Monumental, para 47 mil torcedores.

O jogo que envolve dois brasileiros, no Maracanã, dispensa apresentação: Flamengo, sem Lucas Paquetá, e Cruzeiro, sem Lucas Romero, ambos suspensos.

Na história são 87 jogos e a vantagem é mineira, com 33 vitórias contra 31.

Mas o Flamengo é vice-líder do Brasileirão e o Cruzeiro está apenas em 8º, dez pontos atrás do líder.


Juca Kfouri