Estão definidos os 16 classificados às oitavas de final da Copa Libertadores, que serão disputadas entre os dias 8 e 29 de agosto, segundo o calendário da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol).
Santos e Corinthians confirmaram suas classificações como primeiros dos grupos F e G, respectivamente. Enquanto isso, os argentinos Estudiantes e Independiente ficaram com as vagas como segundos colocados.
Com as vitórias de Santos e Corinthians, sobre Real Garcilaso-PER e Millonários-COL, respectivamente, ambos os clubes brasileiros garantiram a primeira colocação em seus grupos, 6 e 7 - em segundo terminaram Nacional-URU e Independiente-ARG.
Já no grupo 2, Atlético Nacional (COL) e Colo Colo (CHI) ficaram em um empate bom para os dois e garantiram suas classificações.
Agora, a pergunta que fica na cabeça do torcedor é: quem pega quem nas oitavas de final? Pensando nisso, foi reita uma projeção do que pode acontecer a partir da primeira fase mata-mata da Libertadores.
Primeiro, vale lembrar que os confrontos serão definidos por meio de sorteio, que será realizado na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai, dia 4 de junho, às 15h (de Brasília). Nele, não há impeditivos em casos de embates de equipes do mesmo país, nem mesmo do mesmo grupo. A única regra é que os primeiros colocados deverão enfrentar quem terminou na vice-liderança.
▬ OS POTES DAS OITAVAS 
Já com a ordem de classificação dos primeiros e segundos colocados

Com essa atual disposição dos times, há uma chance muito grande, por exemplo, de um clube brasileiro pegar um argentino, uma vez que são cinco times "verde-e-amarelos" no primeiro pote, contra outros cinco hermanos no segundo.
Único argentino entre os primeiros colocados, o River Plate, aliás, tem tudo para pegar um "conterrâneo" nas oitavas. Pode, inclusive, ser seu grande rival Boca Juniors. Ambos se reencontrariam na principal competição do continente três anos após aquele fatídico clássico que foi suspenso no intervalo após os atletas dos Millonarios sofrerem com lançamentos de gás pela torcida xeneize.
Já o Flamengo, que acabou sendo o único brasileiro classificado na segunda colocação de seu grupo, tem chance enorme de também pegar um conterrâneo. Matematicamente, são 62,5% de chances de protagonizar um confronto nacional. Vale lembrar que o "Rubro-Negro" decidirá fora de casa, independentemente de seu adversário.
De certo mesmo é que tanto Fla como Boca são duas equipes que as do primeiro pote não desejam pegar, assim como o Racing, que fez bela fase de grupos.

ESPN