As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano se encerram às 23h59min da próxima sexta-feira (18). Todos os interessados em participar da prova devem se inscrever no site oficial do Enem [CLIQUE AQUI], até mesmo os que conseguiram isenção da taxa de R$ 82,00 – o prazo para solicitar a isenção foi encerrado em abril. 

No caso dos participantes que precisam pagar a taxa de inscrição, o prazo máximo para quitar este valor é o dia 23 de maio (quarta-feira), e pode ser feito em agências bancárias, casas lotéricas e agências dos Correios. 

Os alunos da rede pública que irão concluir o ensino médio em 2018 terão gratuidade automática ao se inscreverem, mesmo sem ter solicitado a isenção.

Para realizar a inscrição, o participante deverá acessar a página de inscrição. Após preencher os campos com CPF e data de nascimento, o site solicitará os dados pessoais do cadastrante, bem como escolha da língua estrangeira (inglês ou espanhol) da prova, cidade onde pretende realizar o exame e outras informações. 

Nas últimas etapas, o site solicita a escolha de uma senha. Ela será necessária, por exemplo, para acessar o cartão de confirmação e os resultados da prova.

Além disso, para quem precisa pagar a taxa (R$ 82), o sistema vai gerar um boleto bancário ao fim da inscrição, que deve ser quitado até o dia 23 de maio (data sem alteração).

O site informa que é possível alterar as informações de cadastro até o dia 18 de maio entrando na página do participante. 
 
▬ Datas e horários das provas

O Enem acontecerá em dois domingos consecutivos, nos dias 4 e 11 de novembro. Nas datas, os portões dos locais de prova abrirão às 12 horas e fecharão às 13 horas. As provas iniciam pontualmente às 13h30 (horário de Brasília, DF).  

No primeiro domingo, 4, os participantes terão 5 horas e 30 minutos para responder 90 questões divididas entre linguagens e ciências humanas, além de escrever uma redação com texto dissertativo-argumentativo. 

As 90 questões do segundo domingo de prova, 11, serão dividas entre ciências da natureza e matemática. Os estudantes terão 5 horas para realizar a prova. 

A 2 dias do prazo final das inscrições para o Enem, a edição 2018 já ultrapassa os 4 milhões de participantes, de acordo com Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Para mais informações, confira o edital do exame disponível neste site [CLIQUE AQUI]


O Povo