Ao menos no que diz respeito ao desempenho individual dos jogadores na Liga dos Campeões, o Brasil está na frente da concorrência às vésperas da Copa do Mundo. No elenco ideal da competição, em avaliação técnica feita pela Uefa, o país é disparado o que tem mais representantes.

São quatro contra dois da Alemanha, a única outra seleção nacional a ter mais de um atleta nesta lista. Argentina, Bélgica, Costa Rica, Colômbia, Croácia, Egito, Espanha, França e Portugal tiveram um representante cada.

A Seleção foi representada na lista pelo goleiro Alisson, semifinalista com a Roma, o volante Casemiro e o lateral-esquerdo Marcelo, campeões com o Real Madrid, e pelo atacante Roberto Firmino, autor de 11 gols (contando a pré-Champions) e vice-campeão com o Liverpool.

O alagoano abriu mão da folga cedida pela comissão técnica por ter jogado a final da competição no sábado e se apresentou à Seleção na noite desta segunda. Nessa terça já treinou com o grupo e recebeu elogios do zagueiro Thiago Silva.

Acho que a temporada dele foi brilhante, assim como a do Liverpool. A chegada dele foi uma surpresa porque esperávamos na quarta na hora do almoço, mas ele se colocou à disposição antes. Hoje já estava na academia com aquele sorriso muito lindo (risos). Ele merece tudo o que está passando na carreira porque ser esse moleque humilde, simpático. Espero que a gente possa terminar a Copa diferente da forma como ele terminou a Champions – disse Thiago.

Na lista divulgada pela Uefa há três atletas que não disputarão a Copa porque suas seleções não se classificaram. São os casos do holandês Virgil Van Dijk, do Liverpool, do italiano Giorgio Chiellini, da Juventus, e do bósnio Edin Dzeko, da Roma.

▬ Confira o ranking de países com mais representantes da seleção da Uefa



1► Brasil: Alisson (Roma), Marcelo (Real Madrid), Casemiro (Real Madrid), Firmino (Liverpool)

2► Alemanha: Kimmich (Bayern), Kroos (Real Madrid)

3►Argentina: Messi (Barcelona); Bélgica: De Bruyne (Manchester City); Costa Rica: Navas (Real Madrid); Colômbia: James Rodriguez (Bayern); Croácia: Modric (Real Madrid); Egito: Mohamed Salah (Liverpool); Espanha: Sergio Ramos (Real Madrid); França: Varane (Real Madrid); Portugal: Cristiano Ronaldo (Real Madrid)

Fora da Copa: Chiellini (Itália), Van Dijk (Holanda) e Dzeko (Bósnia)


Globo Esporte