Primeiro quero afirmar que a maior dificuldade história para se implantar governo de perfil Socialista é a cultura viciosa construída pela Ideologia Capitalista (...) – e o que mais favorece é à problemática social encontrada. Parte da imprensa de qualquer país é de propriedade de parcela da elite econômica e acaba violando o lado bom da imprensa para alimentar o processo de manipulação do povo a lhes manter sobre o controle do poder em todas suas dimensões.

A vitória do Socialista Nicolás Maduro na Venezuela, tem uma diferença “extrema” entre o que a mídia fala de Maduro e como a população de lá o ver. Vendo daqui do Brasil, a impressão que à manipulação midiática deixou, era de que os socialistas perderiam a eleição de “lapada”, como se diz por aqui!... Contrariando a direita mundial o presidente da Venezuela foi reeleito neste domingo (20) com 68% dos votos válidos. Ele obteve 5.823.728 votos para o novo mandato 2019-2025.

O Socialista venezuelano “Hugo Chávez elegeu-se presidente em 1998, encerrando os quarenta anos de vigência do Pacto de Punto Fijo”, firmado em 31 de outubro de 1958, entre os três maiores partidos direitistas de lá, com uma campanha centrada no combate à pobreza. Reelegeu-se, vencendo os pleitos de 2000 e 2006. Com suas políticas de inclusão social e transferência de renda obteve enorme popularidade em seu país. Durante a era Chávez, a pobreza entre os venezuelanos caiu de 49,4%, em 1999, para 27,8%, em 2010. No plano político interno, Chávez fundiu os vários partidos de esquerda no PSUV. Fortaleceu os movimentos e as organizações populares, estabelecendo uma forte aliança com as classes mais pobres. Chávez foi vítima de uma tentativa golpe de Estado em 2002. A comunidade internacional – inclusive o Brasil, então governado por Fernando Henrique Cardoso – condenou o golpe. Chávez acabou voltando ao poder três dias depois. No final do mesmo ano, mediante um referendo revocatório, a população foi chamada a opinar sobre sua permanência na presidência. Chávez venceu o referendo sem dificuldade, ampliando assim a sua base política de apoio.

Conquistas sociais, assim como nos governos liderados pelo PT, são possíveis pelo perfil ideológico Socialista que pessoas e respectivos partidos têm. Golpe existe em diversas e sucessivas formatações, assim como tem se visto no Brasil, principalmente, de 2016 para cá (...).

A disputa ideológica entre direita e esquerda – Socialistas e Capitalistas sempre existiu e continuará existindo!... A natureza golpista é de direita e enquanto houver cultura Capitalista, o existirá e serve de motivação para às pessoas da Luta, caminharem batalhando. A direita da Venezuela, apoiada pelo imperialismo americano, enquanto não consegue golpear à democracia na Venezuela, os socialistas vão se mantendo no comando do Governo Federal por pelo menos 27 anos – de 1999 até 2025!


Laurenço Aguiar – Militante Socialista de Sento-Sé/BA