Se você pratica atividade física, principalmente corrida ou caminhada, já deve ter sentido aquela dorzinha na lateral do abdômen, logo abaixo da costela, justo na hora em que o treino estava ficando bom.
Chamada de dor transitória abdominal relacionada ao exercício, em inglês conhecida pela sigla ETAP (Related Transient Abdominal Pain), costuma aparecer em exercícios com movimentos repetitivos do tronco em uma posição estendida, como andar ou correr. Mas, como saber quais as reais causas desse problema? Confira detalhes sobre a dor e como evitar esse desconforto durante os treinos:

► Possíveis causas da dor abdominal lateral

A dor transitória abdominal, que é como uma pontada logo abaixo da costela, geralmente, acontece na região do abdômen médio, do lado direito e, por vezes, pode estar relacionada com uma dor no ombro do mesmo lado da dor abdominal.
Entre as diversas teorias para explicar a dor lateral no abdômen durante a prática física, a mais aceita é que o responsável pode ser o estresse dos ligamentos viscerais. A explicação é que, como os órgãos internos são sustentados por esses ligamentos, durante a atividade física, eles acabam sendo sacudidos, de cima para baixo, causando desconforto e irritação. Inclusive, essa é uma das explicações para justificar o aparecimento da dor, principalmente, do lado direito do abdômen, que é onde fica localizado o fígado.


Outra teoria, uma das mais antigas e menos aceita é a da isquemia do diafragma, ou seja, a falta de oxigênio no principal músculo responsável pela respiração. Isso acontece quando você acaba se exercitando mais do que o seu condicionamento físico suporta, fazendo com que sua respiração não seja capaz de atender a demanda de oxigênio de todos os músculos. A partir daí, com o oxigênio indo para outros músculos do corpo, os vasos que abastecem o diafragma podem ser obstruídos, causando a perda da oxigenação e gerando a dor.
A teoria mais recente, chamada de irritação do peritônio parietal, indica que a dor lateral no abdômen não é causada pelos músculos, mas pela irritação do tecido peritônio parietal, que envolve toda a parede abdominal e a parte inferior do diafragma.
Além disso, aquecimento inadequado, ingestão excessiva de líquidos e problemas de postura, principalmente na região toráxica, também podem ser responsáveis pela dor transitória abdominal¹.

► Como evitar?

→ Faça uma avaliação médica

Antes de tudo, vale lembrar que, para começar a praticar qualquer atividade física, é fundamental consultar um médico. É ele quem irá avaliar se você possui algum problema que, ao se exercitar, pode comprometer a sua saúde.

→ Aqueça corretamente

Aquecer é essencial antes de começar qualquer tipo de exercício. O aquecimento avisa o corpo que ele entrará em movimento, acelerando os músculos, o sistema nervoso e circulação para que eles consigam manter o bom funcionamento do organismo.


→ Siga o ritmo da sua respiração

Ficar de olho na respiração também ajuda a evitar a dor. O ideal é que você não tente controlar a sua respiração, mas se exercite de acordo com o seu limite, aos poucos, você irá ganhar condicionamento físico e o ritmo da sua respiração, consequentemente, vai melhorar.

→ Faça refeições leves

Evitar ingerir grandes volumes de alimentos e bebidas antes do treino também ajuda a evitar esse desconforto, já que o excesso de bebidas, principalmente as hipertônicas, como energéticos, podem desencadear a dor lateral no abdômen.

VIX