Uma pesquisa feita pelo Ministério dos Transportes aponta que as principais críticas dos passageiros em relação aos aeroportos brasileiros são custo-benefício dos produtos de lanchonete e restaurante (nota 2,85), preço do estacionamento (nota 3,06) e custo dos produtos comerciais (vendidos em lojas em geral) (nota 3,17). As notas vão de 1 a 5.

A pesquisa foi feita com usuários de 20 aeroportos brasileiros, que concentram 87% do fluxo de passageiros no país. Foram feitas 19.473 entrevistas entre os meses de janeiro e março, sendo 14.157 com passageiros de voos domésticos e 5.316 com passageiros de voos internacionais.

No topo do índice de satisfação dos passageiros estão a cordialidade dos funcionários da inspeção de segurança (nota 4,54), qualidade da informação nos painéis das esteiras de restituição de bagagem (nota 4,52) e tempo de fila na inspeção de segurança (nota 4,48).

▬ Aeroportos têm pior avaliação em um ano

A média geral de satisfação dos passageiros em relação aos 20 aeroportos pesquisados recebeu nota 4,3. Foi a pior registrada desde o primeiro trimestre de 2017.

► 1º trimestre de 2017: 4,34

► 2º trimestre de 2017: 4,39

► 3º trimestre de 2017: 4,38

► 4º trimestre de 2017: 4,35

► 1º trimestre de 2018: 4,30

Os aeroportos de Curitiba (PR) e Viracopos, em Campinas (SP), foram os mais bem avaliados no primeiro trimestre do ano. Os dois terminais receberam nota de 4,63. No último trimestre do ano passado, os terminais de Curitiba e Campinas tinham notas 4,77 e 4,76, respectivamente.

Os aeroportos com pior avaliação na pesquisa do Ministério dos Transporte são: Belém (nota 4,12), Vitória (nota 3,80) e Florianópolis (nota 3,58).


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