Vira e mexe aparecem novos aplicativos no Facebook com testes divertidos. Quizzes, montagens, revelação de quantas mensagens você trocou com alguém. A bola da vez é o "Como você seria se fosse do gênero oposto?" e existem alguns problemas nessa brincadeira. Basicamente, quando você faz o teste, está dando uma série de concessões para a desenvolvedora do app, inclusive sobre o uso da sua imagem.


Utilizando a tecnologia do FaceApp, o site Kueez promete mostrar como seria a sua aparência caso fosse do gênero oposto. É divertido, instiga pela curiosidade. Mas quando você dá uma olhada na política de privacidade deles, a coisa fica meio cabulosa. Só de conectar o Facebook para ver o resultado, eles vão puxar o seu nome, imagem de perfil, data de nascimento, todas as fotos publicadas, lista de amigos e informações de contato, como o email que você usa para fazer o login.



Esse tipo de permissão é concedida para inúmeros aplicativos conectados ao Facebook. É para ter essas informações que muitos sites oferecem a opção de "Login pelo Facebook", o que já é bem problemático. Porém, o perigo mesmo está no uso que o Kueez pode fazer das suas informações, como bem apontou o pessoal do Olhar Digital. Demos uma olhada com calma na política de privacidade do site que pertence ao Yoto Media Group, da Israel, e encontramos isso aqui:


Nós poderemos compartilhar partes ou toda a sua Informação Pessoal com nossas subsidiárias, outros sites operados por nós, joint ventures e outros afiliados confiáveis que podemos ter no futuro, desde que essas partes se comprometam a proteger a sua privacidade de forma não menos rigorosa do que aqui estabelecida e com a finalidade de nos fornecer certos serviços relacionados ao site (como melhorias, desenvolvimento, processamento e análise de dados, etc.), para fins internos, fins de análise de mercado e tendências, e para os fins previstos acima. No entanto, não divulgaremos suas Informações Pessoais com terceiros com o objetivo de fornecer anúncios e/ou conteúdo promocional, sem o seu consentimento.

Especificamente, em acordo com as provisões dos nossos Termos de Serviço, podemos usar o conteúdo subido por você (incluindo as suas fotos e de outras pessoas ligadas ao seu perfil do Facebook) para aparecer como parte integrante dos serviços que oferecemos (especificamente, sua foto irá aparecer em determinados quizzes ou jogos, MESMO para pessoas que você talvez não conheça).

Pois é, eles vão usar a sua imagem para fazer dinheiro com mais testes. Quando você usa o site, é essa a permissão que está concedendo. E aí você nem tem como saber se vão usar a sua versão feminina ou masculina.


Se você fez o teste e tá arrependido, existem duas ações para minimizar o acesso do Kueez aos seus dados: vá em suas configurações do Facebook, navegue até a aba de Aplicativos e remova as permissões concedidas ao tal app. Basta pressionar o “X” ao lado do Kueez.



Você também pode acessar esta página no site do Kueez e pedir a remoção dos seus dados. Porém, o site afirma que "talvez não irá deletar as informações imediatamente de seus sistemas" e que "retém o direito de continuar a utilizar suas Informações Não-Pessoais, de acordo com a Política de Privacidade".

É importante nos preocuparmos com esse compartilhamento desenfreado de dados por uma série de motivos. A questão do uso de imagem do Kueez é bem significativa, por exemplo. E como as suas informações vão para um banco de dados deles, há sempre o risco de um dia tudo isso vazar e muita coisa sensível (como seu nome, email e telefone) parar nas mãos de cibercriminosos que podem tentar aplicar golpes como phishing. E esses são apenas dois cenários.


MSN