Aos 83 anos, Glória Menezes está internada no Rio de Janeiro com um quadro de doença respiratória. A situação da atriz está estável, segundo informou o boletim do Hospital CopaStar. Saiba mais sobre o caso a seguir:

Segundo a assessoria de imprensa da Rede D’Or de hospitais, a atriz foi internada por conta de um quadro de infecção respiratória. A data em que ela deu entrada na clínica não foi informada.

Embora o último papel da artista, casada com o ator Tarcísio Meira, tenha sido na novela “Totalmente demais”, em 2015, Glória conta com um amplo currículo de mais de 40 obras desde sua estreia na Rede Globo, em 1968. 

▬ TIPOS DE INFECÇÃO RESPIRATÓRIA

Infecção respiratória é um quadro que acomete as vias áreas altas, como nariz, garganta e ossos do rosto, ou baixas, no caso os pulmões. Geralmente, é causada por vírus, bactérias ou fungos e é mais comum no inverno.

O quadro pode ser fragmentado de acordo com a parte afetada do sistema respiratório: no caso do nariz, pode haver resfriado comum ou gripe; já os seios da face podem ser afetados pela sinusite; a garganta pode desenvolver faringite ou amigdalite; e o pulmão acaba sofrendo com bronquite, pneumonia ou tuberculose.

▬ SINTOMAS 

A localização da infecção também interfere na manifestação da doença. Segundo a Mayo Clinic, as infecções do trato respiratório podem causar uma série de sintomas como:

► Coriza

► Dor de garganta

► Tosse

► Dor de cabeça

► Espirros

► Febre

► Mal-estar

► Dificuldade de respirar

► Fadiga

► Dor no peito ao respirar ou tossir

▬ IDOSOS E CRIANÇAS MERECEM MAIS CUIDADOS

As infecções respiratórias devem ser corretamente tratadas para evitar complicações, como infecções de repetição, asma e otite.

Embora o tratamento deva ser aplicado a todos, crianças e idosos merecem cuidados especiais, especialmente contra pneumonia, já que esses grupos etários costumam ter o sistema imunológico mais fraco.

Outro agravante é que a terceira idade costuma ter doenças coexistentes que favorecem o surgimento e agravamento de infecções, o que pode levar a quadros críticos e até mesmo morte. O diagnóstico e tratamento rápidos são importantes para aumentar as chances de cura.


MSN