Tudo o que faz do verão o período mais gostoso do ano também favorece o surgimento de problemas de saúde nas crianças. Como o sistema imunológico dos pequenos é frágil, eles acabam adoecendo mais facilmente do que os adultos. Agora vem a boa notícia: é possível evitar os principais problemas típicos desta época do ano. Confira a seguir quais são os cuidados que você deve adotar para o seu filho passar bem longe deles.


A perda de líquidos e sais minerais geralmente aparece devido à intoxicação alimentar, à baixa ingestão de líquidos, a um quadro agudo de vômito ou diarreia e à presença de algum tipo de vírus. Sintomas: sede excessiva, boca seca e ressecamento dos olhos. Para ajudar a evitar, dê muito líquido para seu filho, prefira roupas leves, fuja do excesso de sol e evite a praia e a piscina nos horários mais quentes do dia.


Trata-se de um problema causado por dois fatores: sol em excesso e baixa ingestão de líquidos. Os sintomas são náuseas, tontura, dor de cabeça, mal-estar e febre. Para livrar o seu filho da insolação, leve-o à praia ou à piscina nos horários em que o sol é menos intenso (antes das 10h e após as 16h), aplique o protetor seguindo as orientações da embalagem e ofereça muito líquido ao pequeno. Intervalos de descanso na sombra também são imprescindíveis. Crianças menores de seis meses não devem frequentar esses locais.


Pode causar alergia nos pequenos. Evite o incômodo instalando telas nas janelas e usando um repelente específico para a criançada. É preciso ficar de olho também nas doenças que o mosquito Aedes aegypti pode causar: dengue, zika e chikungunya.


MSN