Famílias em Carnaíba do Sertão, distrito de Juazeiro,  vivem sem energia elétrica há mais de cinco anos. Morador de uma das casas do distrito, o agricultor Antônio Carlos de Souza preferiu gastar do próprio dinheiro para ter luz em casa. "Fiz um investimento de R$ 11.500, 450 metros de fio que tive que comprar. Comprei poste...Essa energia é particular, não é energia da Coelba, é particular."

Já na casa de Joseci de Jesus, várias idas à unidade de atendimento da Coelba foram feitas, mas nada de luz. As residências ficam a apenas 2 quilômetros do distrito. E tem poste quase em frente à casa deles. “Eles passaram o protocolo para mim e, desse tempo pra cá, eles só enrolando”, disse Aucione de Jesus.

Apesar dos candeeiros e lanternas ajudarem a amenizar a situação, a escuridão do lugar assusta. “Fica na escuridão. É difícil, muito turvo, a gente fica um pouco com medo”, disse o agricultor Joseci de Jesus. Na casa dele moram seis pessoas, entre elas dois idosos. Há cinco anos, a família se mudou para o distrito e logo procuraram a Coelba para fazer o pedido de ligação de energia.

Televisão, geladeira, batedeira e muitos outros eletrodomésticos estão sem uso. "O que me faz mais falta é a minha geladeira, para eles tomarem uma água gelada, um suco, e a TV para eles assistirem", conta.

Sem luz em casa, a filha do casal se esforça para estudar com uma lanterna à noite. Tauane de Jesus estuda, em média, uma hora por dia, sempre com a lanterna apoiada no pescoço. "De noite é muito ruim porque eu fico quase uma hora assim...e dói o pescoço", relata a jovem.


Além da falta de energia, também não há água encanada. A que a família usa é de um poço artesiano. São pelo menos 40 famílias sem energia elétrica. Na casa de Maria Helena, a vela é que ajuda a clarear tudo. "É péssimo! É ruim para cuidar de criança, dar banho, para fazer janta, lavar louça, é muito ruim." A família dela fez o pedido de energia há 6 anos. A solicitação foi aprovada, mas a instalação nunca foi feita.

Em nota, a Coelba informou que a obra para resolver o problema em Carnaíba do Sertão está em fase de levantamento, projeto e orçamento.

Já o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) disse que melhorou o abastecimento de água na sede do distrito com uma nova adutora de 9 quilômetros, mas não informou sobre nenhuma ação nessa comunidade, que fica a 2 quilômetros da sede do distrito.


G1/BA 
TV São Francisco