O primeiro passo para tratar a febre amarela direito é, assim que surgirem os sinais, buscar apoio médico. Os especialistas vão usar remédios para controlar os sintomas e, em casos graves, internar o paciente em UTIs, onde é possível contornar melhor as complicações enquanto o corpo enfrenta o vírus.
Portanto, não há um medicamento antiviral específico para vírus transmissor da febre amarela. Se a temperatura corporal sobe demais, o expert pode receitar um antitérmico. Se a dores ficam intensas, analgésicos costumam entrar em cena. E por aí vai. Há inclusive pessoas que pegam febre amarela e nem percebem: o organismo dá conta do recado sem sequer manifestar sintomas acentuados.
Uma coisa bem importante é se manter hidratado e repousar. E, acima de tudo, procurar um hospital quanto antes.
O tratamento fica mais complexo diante dos 15% de casos graves, que muitas vezes vêm acompanhados de icterícia, aquela coloração amarelada da pele e dos olhos. Nessa fase, o risco de hemorragias internas e falência de órgãos (rins, fígado…) põe a taxa de letalidade entre 20 e 50%.
Aí não tem jeito: a internação em uma UTI é mandatória. Só em um ambiente desses os médicos conseguem controlar as complicações, repor o sangue perdido por hemorragias e eventualmente “substituir” funções de certos órgãos com máquinas enquanto o organismo debela o vírus.
Agora um alerta: medicações anticoagulantes, a exemplo da aspirina, devem ser evitadas em qualquer infectado com febre amarela. Isso porque aumentam o risco de hemorragia.
E o tratamento das raríssimas reações adversas graves à vacina? Ele segue a mesma lógica da estratégia contra a febre amarela em si. Ou seja, ir para o hospital, manter-se hidratado, descansar e lidar com os sintomas que surgirem.

Exame