Era para ser a volta dos congressistas ao trabalho. Mas... A cerimônia que marcou a abertura do ano legislativo, nessa segunda-feira (5), contou com a presença das autoridades de praxe, porém foi prestigiada apenas por uma pequena minoria de parlamentares.

O tapete vermelho esteve estendido desde cedo, da entrada do Congresso até a porta do plenário da Câmara. No ápice da sessão, quando era lida a mensagem do presidente Michel Temer aos congressistas, apenas 75 deputados, de um total de 513, haviam registrado presença na Casa. 

O Senado não computou a frequência dos senadores no evento, mas na primeira sessão do ano, logo após a abertura dos trabalhos, só 12 dos 81 senadores bateram o ponto no plenário.

A solenidade toda, incluindo a leitura da mensagem presidencial, durou menos de uma hora. Enquanto o recado de Temer exaltava a própria gestão e pedia, mais uma vez, pela reforma da Previdência, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), aproveitou para ler e responder mensagens no WhatsApp, aplicativo no qual ficou online em quase todo tempo do discurso.


O Globo