Começou a contagem regressiva. Em 5 de dezembro de 2018, o sinal analógico de TV será desligado na região de Petrolina, Juazeiro e Sobradinho e as transmissões dos canais serão feitas apenas pelo sinal digital, que proporciona imagem e som de melhor qualidade, livre de chiados, chuviscos e fantasmas.

O processo é conduzido pela Seja Digital, entidade responsável por operacionalizar a migração do sinal de TV aberta do analógico para o digital no Brasil. Criada por determinação da Anatel, a entidade não governamental e sem fins lucrativos tem como missão informar à população o que precisa ser feito para ter acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits com antenas digitais e conversores para as famílias de baixa renda atendidas pelo Governo Federal.

"Este processo representa um grande avanço tecnológico, pois coloca o Brasil no mesmo patamar de transmissão televisiva de países como Estados Unidos e Reino Unido, que já realizaram o desligamento do sinal analógico", afirma Antonio Carlos Martelletto, diretor geral da Seja Digital. 

Durante o período de transição, os telespectadores da região que assistem aos canais de TV aberta passarão a ver durante a programação um sinal com a letra "A". Este símbolo indica que o sinal daquela TV é analógico. No dia 5 de dezembro de 2018, o sinal analógico será desligado e apenas o sinal digital estará disponível. As campanhas de comunicação e as ações de mobilização chegarão a Petrolina e região anunciando o desligamento do sinal analógico dos canais abertos de televisão ainda não tem data para serem iniciadas.


Blog Geraldo José