A Rede Bahia exibiu na quarta-feira (6) uma reportagem questionando a qualidade do asfalto usado no programa "Pavimenta Sobradinho", uma ação da prefeitura com recursos próprios e execução direta, que foi iniciada em fevereiro deste ano e já beneficiou diversas ruas e avenidas das três vilas da cidade.

A equipe de reportagem da emissora foi chamada pelo morador da Vila Santana, Fábio Costa, um cidadão ressentido com a atual gestão que o desligou dos quadros da prefeitura, pois o mesmo não cumpria o horário de trabalho e, descontente, passou a fazer uma oposição ferrenha ao governo desqualificando qualquer obra que seja feita no município.

Coincidência ou não, de toda pavimentação feita na Vila Santana, o trecho que apresentou "defeito", foi  próximo a residência de Fábio Costa. Na reportagem é flagrante a atitude do morador, que utilizando um ferro, provoca a soltura do asfalto em trechos que ainda não foram concluídos. O Pavimenta Sobradinho vem realizando serviços de terraplanagem e pavimentação asfáltica em TSS E TSD, seguindo as normas técnicas do DNIT.

Os serviços de pavimentação asfáltica do Bairro Vila Santana ainda estão em execução. A colocação de areia e pó de brita sobre a pista – e a posterior passagem de rolo compactador – são etapas técnicas do asfaltamento usinado a frio. A etapa final de selagem do asfalto, prevista para toda extensão da pavimentação, não foi concluída na sua totalidade, inclusive nos trechos em que o morador danifica o material já colocado para exibir na reportagem.

Destaca-se, ainda, que o asfalto a frio possui um período de cura de 4 a 6 meses, sendo que somente após esse período estará completamente solidificado. As eventuais incorreções naturais que surjam no decorrer da pavimentação, serão reparadas antes da conclusão da obra, que somente será entregue em perfeitas condições de uso.

Esclarecemos ainda que as últimas gestões não realizaram NENHUM investimento em infra-estrutura. O último serviço de recuperação foi realizado na gestão do ex-prefeito Luiz Berti, no ano 2000. Em grande parte das vias, o asfalto ainda era da época da construção da barragem pela Chesf, há cerca de 40 anos. Ressaltamos ainda que, mesmo com a crise que atinge os municípios brasileiros, a atual gestão está realizando a obra, aprovada pela população, aplicando recursos próprios com seriedade e transparência.


Ascom - Prefeitura Sobradinho