É com grande prazer que a Paróquia Santo Antônio convida a toda comunidade católica a estarem presentes na Câmara Municipal de Juazeiro nesta  segunda-feira (4), às 18h, para prestigiar a entrega de Título de Cidadão Juazeirense ao Padre Isael Brito.

▬ Biografia de Padre Isael Brito

► Estudo 

Isael da Silva Brito, nasceu no dia 1º de janeiro de 1985, na Cidade de Casa Nova/BA. Filho mais velho de José da Silva Brito e Iracema da Silva Brito. Cursou o Ensino Fundamental no Colégio Municipal São José Operário na Comunidade de Cacimbas e o Ensino Médio no Colégio Estadual Antônio Honorato. 

Em 2008 concluiu o curso em Bacharelado em Filosofia pela Faculdade Católica de Feira de Santana/BA e em 2011 formou-se Bacharel em Teologia pela mesma faculdade. Em 2015, cursou Organização de Arquivos e Administração Eclesiástica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC).

► Dimensão Religiosa

Padre Isael foi Batizado na Capela de São João Batista na Comunidade de Cacimbas onde também recebeu o sacramento da Primeira comunhão e celebrou a sua Primeira Missa como Padre.

Recebeu do saudoso Dom José Rodrigues o sacramento da Crisma na Igreja Matriz de São José Operário (Casa Nova/BA), nessa mesma paróquia foi também coroinha, ministro da eucaristia, catequista e coordenador de grupo de jovem. 

Em 2006 ingressou no Seminário Santa Mestra, na Cidade de Feira de Santana - BA, onde cursou seus estudos filosóficos e teológicos. Em 2012 fez seu estágio pastoral na Paróquia São João Batista (Cidade de Uauá/BA) e ordenado Diácono por Dom José Geraldo da Cruz, no dia 14 de abril do mesmo ano, na sua cidade natal Casa Nova/BA. 

Oito messes depois, no Dia 15 de Dezembro, foi Ordenado Presbítero (padre) na Catedral de Nossa Senhora das Grotas pelo Bispo Dom José Geraldo da Cruz.  

► Funções e Cargos

1→ De 01 de Janeiro de 2013 à 10 de agosto de 2016 foi vigário da Paróquia Nossa Senhora das Grotas - Catedral;

2 De 2013 a 2016 foi Promotor Vocacional da Diocese de Juazeiro/BA;

3 De 2014 a 2016 foi membro dos Conselhos de Formação, de Presbítero e de Consultores da Diocese;

4 De 2015 até o momento atual é Chanceler da Diocese de Juazeiro;

5 De 2014 até o Momento atual é Diretor Espiritual da Pastoral Universitária do Vale do São Francisco (Juazeiro-BA e Petrolina-PE) e atualmente é o padre referencial de Articulação da Pastoral Universitária da 4ª Região da CNBB Nordeste 3. Que compõe às dioceses de Juazeiro, Senhor do Bonfim, Ruy Barbosa, Irecê, Serrinha, Barra e Feira de Santa;

6 No dia 11 de agosto de 2016, foi nomeado Pároco da igreja de Santo Antônio, pelo Bispo Dom José Geraldo da Cruz. A Paróquia Santo Antônio, atualmente é composta por 50 comunidades. Sendo 9 bairros: Santo Antônio, Maringá, Penha, Country Club, Jardim Vitória, Quidé, Expedito Nascimento, Palmares, Pedra do Lord e 41 Comunidades na Zona Rural do Salitre; 

7 Em 2017 foi nomeado pelo Bispo Dom Carlos Alberto, diretor espiritual do Terço dos Homens e da Renovação Carismática de toda a Diocese de Juazeiro.

► Destaques do seu Trabalho

Durante 4 anos desenvolveu um grande trabalho nas 56 comunidades que pertencem aos distritos de Mandacaru, Maniçoba e Itamotinga. Especialmente no aspecto de Formação Bíblica, catequética, Retiros e Pastoral. Formou vários grupos de jovens e os incentivou a participarem ativamente da Igreja. Foi um dos Organizadores do setor pastoral de Maniçoba e posteriormente a Paróquia São Francisco de Assis. 

Na Pastoral Vocacional fez um grande trabalho de despertar vocacional. Tendo como fruto desse trabalho 12 seminaristas que hoje estudam para serem Padres da diocese de Juazeiro.

Na Pastoral Universitária, coordenou a Nível de Regional em 2016 o Congresso de Universitários Católicos. O Congresso aconteceu no Instituto Federal da Bahia (IFBA), e contou com a participação de jovens vindos de Universidades dos Estados da Bahia, Sergipe e Pernambuco. Tem desenvolvido um grande trabalho nas Universidades do Vale do São Francisco com os Jovens seja ele de celebrações como também atividades sociais.

Na Pastoral do acolhimento tem se preocupado incansavelmente com os dependentes químicos. Fazendo parceria com o Pastor Rodrigo (Igreja Bola de Neve) e trazendo para Juazeiro os narcóticos anônimos que tentam resgatar jovens envolvidos no mundo das drogas. Hoje o grupo se reúnem nas segundas-feiras no brasinha das 19h30 até às 21h e nas quartas-feiras na Igreja de Santo Antônio das 19h30 até às 21h.

Tem procurado cada vez mais fazer da Paróquia de Santo Antônio uma “Igreja em Saída”. Realizando assim santas Missões nas comunidades com a presença dos leigos, dos padres religiosas e do Bispo Dom Beto.


Pascom Santo Antônio