A Seção Sindical dos Docentes da Univasf (SindUnivasf), denunciou em seu site, um episódio de racismo institucional envolvendo dois calouros negros do campus Juazeiro-BA. De acordo com o texto, os alunos teriam sido parados e questionados diversas vezes pela segurança, sobre as suas presenças no local.
A SindUnivasf ainda chama à atenção da Reitoria da Univasf para o fato  e pede que a mesma tome uma atitude para que episódios como este não se repitam.
▬ Veja a nota na íntegra:
► O exemplo tem que vir de casa: discriminação no campus Juazeiro
Na noite de 29 de novembro, no campus de Juazeiro, durante a realização de mais uma edição do Mês das Consciências Negras, o Núcleo Temático 32 estava lotado.

A par das brilhantes exposições d@s convidad@s para provocar as primeiras reflexões e intervenções na roda de conversa, também tomamos conhecimento do fato que ora denunciamos. E que esperamos, seja devidamente APURADO e REPARADO.

Dois calouros negros – um de bicicleta e outro a pé – foram parados nestes primeiros dias do semestre de 2017.2, mais de uma vez, desde que ingressou na Univasf, pela segurança do campus. Perguntou-se a eles, nas ocasiões, o que estariam fazendo “ali” (ou seja, o campus em que eles estudam!), e se não estariam “ali”, “na verdade”, para fumar maconha. Constrangido, um dos estudantes respondeu que estava ali para estudar. Que era apenas, sem mais, nem menos, um estudante.

Ao ouvir este relato, a plenária se mostrou bastante incomodada. Mas a par do incômodo, é preciso mudança de atitudes.

A Reitoria da Univasf PRECISA TOMAR ATITUDES no sentido de que episódios como este NÃO SE REPITAM. No campus Juazeiro e em qualquer campus. E as providências devem ser céleres. Há exatos dois anos atrás, o Conselho Universitária tomou uma posição firme contra um episódio de racismo institucional envolvendo um dos membros da comunidade univasfiana.

É preciso saber se nós enveredaremos efetivamente pelo antirracismo institucional ou se tudo continuará como dantes no quartel de Abrantes no país da hipocrisia racial.

Esta Seção se coloca à disposição de quaisquer membros da comunidade que tenham vivido situação similar para levarmos à administração superior para que tome conhecimento do que suas/seus integrantes negr@s podem estar passando.

Abaixo a discriminação.

O exemplo tem que vir de casa.

Diretoria Executiva da SindUnivasf
Informações: Blog Preto no Branco