Após 38 rodadas, o Campeonato Brasileiro terminou neste domingo. As vagas para a Libertadores, Pré-Libertadores e Copa Sul-Americana foram devidamente preenchidas, assim como os quatro times rebaixados para a Série B do ano que vem e os que se classificaram para a disputar a Série A.
Confira como ficou a distribuição:
▬ LIBERTADORES
- Corinthians
- Palmeiras
- Grêmio (campeão da Libertadores)
- Santos
- Cruzeiro (campeão da Copa do Brasil)
- Flamengo

Antes de o campeonato começar, estava previsto que os quatro primeiros times se classificariam de forma direta para a Libertadores, e os quinto e sexto colocados disputariam a Pré-Libertadores do ano que vem.
Como o Grêmio, que foi campeão da Libertadores, terminou na terceira posição, abriu-se uma vaga para a classificação direta. Quem seria beneficiado seria o Cruzeiro, mas como o time mineiro foi campeão da Copa do Brasil e também garantiu o direito de jogar a competição no ano que vem, a vaga direta caiu no colo do Flamengo, sexto colocado.
▬ PRÉ-LIBERTADORES
- Vasco
- Chapecoense

Caso o Flamengo seja campeão da Copa Sul-Americana, o Brasileirão terá G-9, e o Atlético-MG, que terminou na nona posição, ainda pode ser agraciado com uma vaga para a Pré-Libertadores.
Já o Vasco, curiosamente, seria o primeiro time a se beneficiar da conquista rubro-negra e iria direto para a fase de grupos da Libertadores.
▬ COPA SUL-AMERICANA
- Atlético-MG
- Botafogo
- Atlético-PR
- Bahia
- São Paulo
- Fluminense

Um eventual G-9 também abriria uma vaga para a Sul-Americana, e o Sport, 15º colocado, seria mais um time brasileiro a jogar a segunda competição mais importante do continente no ano que vem.
▬ REBAIXADOS
- Coritiba
- Avaí
- Ponte Preta
- Atlético-GO

▬ TIMES CLASSIFICADOS PARA A SÉRIE A De 2018
- América-MG
- Internacional
- Ceará
- Paraná

► CONFIRA OS JOGOS DA ÚLTIMA RODADA:
Atlético-PR 3 x 0 Palmeiras
Que 2017 constrangedor para o milionário Palmeiras. E, para fechar com chave de lata a temporada, o perdido Verdão levou um verdadeiro chocolate do Atlético-PR em Curitiba. E olha que ficou barato! O Furacão tirou o pé depois de abrir 3 a 0 no primeiro tempo com Ribamar, Éderson e Sidcley. Que coisa, não é mesmo? Bom, pelo menos o time de Alberto Valentim garantiu o vice-campeonato. Agora, para compensar, o endinheirado Palestra já se aproveita dos cofres da Crefisa para fazer mais contratações caríssimas para 2018. Honestamente, não adiantará de nada se não derem tempo para Roger Machado trabalhar. Certo?
Sport 1 x 0 Corinthians
E o Timão também tropeçou na última rodada do Brasileirão. Mas, diferentemente do Palmeiras, o Corinthians tinha esse direito, não é mesmo? Afinal, a equipe de Carille comemora o título desde a 35ª rodada da competição! E que festa maravilhosa da torcida do Sport! Pouca gente acreditava, mas o Leão foi valente, derrotou o campeão e contou com a sorte nos outros jogos de times ameaçados. E com gol de André! Agora, que fique a lição para o Sport e que o futebol pernambucano se recupere!
São Paulo 1 x 1 Bahia
E o torcedor são-paulino chegou a sonhar com a Libertadores neste domingo, quando o Tricolor abriu o placar no Morumbi com o garoto Brenner. Mas aí, o ótimo Bahia de Carpegiani não deixou barato, encurralou o Tricolor e chegou ao empate com gol de Éder. Com o resultado, o São Paulo garantiu apenas uma vaga na Sul-Americana. O que já está mais do que bom, não é mesmo? Afinal, que sufoco neste ano… E o Bahia, 12º, fechou o Brasileiro na mesma situação. E viva o raçudo Lugano, que deixará saudades no Morumbi!
Santos 1 x 1 Avaí
E o Peixe também deixou a desejar na última rodada do Brasileiro. Se vencesse o desesperado Avaí, na Vila, teria garantido o segundo lugar do campeonato. Mas, como de costume, “jogou de calça jeans”, sem vontade, sem raça, e ficou apenas no empate com a equipe catarinense, que acabou rebaixada pela combinação de resultados. Mas o Avaí monta sempre bons times e rapidamente estará de volta à Série A!
Atlético-MG 4 x 3 Grêmio

E o Galo tinha que mandar fazer um busto de Otero! Afinal, o Atlético só melhorou nesta reta final de Brasileiro por causa da ótima fase do venezuelano. E, no Horto, não foi diferente. O Galo esteve em desvantagem no placar por três vezes diante do time C do Grêmio. Mas o iluminado Otero, em duas lindas cobranças de falta, garantiu o triunfo dos mandantes. Agora, é bem provável que o Atlético consiga uma vaguinha na Libertadores. Só precisa torcer que Flamengo vença a Sul-Americana!

Vitória 1 x 2 Flamengo

Flamengo que conseguiu belíssima virada na última rodada do Brasileiro. O Rubro-Negro perdia para o Vitória até a metade do segundo tempo. Mas, aí, Vaz e Diego resolveram para o clube da Gávea. Já o Vitória acabou se salvando por conta dos resultados das outras partidas! Que sorte, hein?

Chapecoense 2 x 1 Coritiba

Muitas palmas para a Chapecoense! A equipe catarinense, que há um ano sofria com o pior desastre do esporte nacional, conseguiu se reerguer em campo nesta temporada e está na… LIBERTADORES! Impressionante, não é mesmo? Trabalho fantástico do pessoal da cidade que mais mata porco no mundo! Já o Coritiba… 

Vasco 2 x 1 Ponte Preta

E o Vasco também está garantido na Libertadores do ano que vem! O time do ótimo Zé Ricardo venceu a já rebaixada Ponte Preta em São Januário e jogará a competição continental em 2018! E olha que tinha muita gente apostando no rebaixamento do time cruzmaltino, hein?

Botafogo 2 x 2 Cruzeiro

E completamente decepcionante o desempenho do Botafogo neste final de campeonato. Tinha tudo para se classificar para a Libertadores, mas acabou ficando de fora na última rodada. Mas, bola para frente e que o Glorioso siga apostando no ótimo Jair Ventura! 

Atlético-GO 1 x 1 Fluminense

E, no jogo mais café com leite da rodada, o resultado só poderia mesmo ser um empate. Mas o Flu pelo menos garantiu uma vaguinha na Sul-Americana. Melhor do que nada!



Globo Esporte
Blog Milton Neves
Tabela: CBF