Mesmo fora de campo, Renato Portaluppi mostrou estrela. Dois jogadores que saíram do banco brilharam e Cícero, após assistência de Jael, fez o gol que colocou o Grêmio na frente do Lanús na decisão da Libertadores. 
Após a magra vitória em Porto Alegre, o Tricolor irá para a Argentina jogando por um empate para ficar com o título mais importante do continente. 

▬ Final morna
A bola foi toda gremista nos primeiros minutos de jogo. Os argentinos só marcavam tentando forçar o erro do adversário. A torcida aprovou os primeiros momentos da equipe de Renato Portaluppi. 
Quando com a bola, o Lanús buscava trocar passes para ir evoluindo aos poucos, mas a pressão na marcação dos gaúchos era forte. Normalmente, a bola logo voltava ao time brasileiro. 
O Grêmio demorou a tentar finalizar. Vendo isso, aos 17, Luan tentou arremate improvável, que mais pareceu um protesto aos poucos chutes. A torcida tentava empurrar.
Só que os goleiros passaram grande parte do primeiro tempo sem trabalhar. Quando um deles apareceu, quem teve de salvar sua equipe foi Macelo Grohe. Após jogada de Silva, Martínez bateu e Grohe fez uma grande defesa. 
Grohe, aos 39, fez defesa ainda mais difícil. Após cobrança de escanteio, Velázquez cabeceou para o chão e o goleiro, mostrando muito reflexo, fez uma defesa milagrosa. 
O lance mais perigoso dos donos da casa foi quando Andrada acabou errando a saída de bola. Arthur tentou o arremate, mas errou o alvo e mandou para fora. 
▬ Renato mostra estrela
O Grêmio buscou pressionar na volta do intervalo, mas seguiu arriscando pouco. Fora uma cobrança de falta sem direção de Edílson, nada chegava no gol de Andrada. Renato, perto dos dez minutos, chamou Everton. 
A torcida vibrou vendo seu jogador preferido perto de entrar, mas gostou mais do chute de Cortez. O lateral chutou forte e na direção do gol, e Andrada desviou. 
Com Everton já em campo, o Tricolor teve ótima chance com Jaílson. O volante recebeu cruzamento na medida de Geromel, mas mandou cabeçada para fora. 
Nada de gols e Renato, então, resolveu apostar em mais homens na área para cruzamentos. Entraram Cícero e Jael. Cícero cabeceou aos 31, mas mandou para fora. Jael tentou no chão, mas Andrada pegou. 
Já quase aos 40 minutos, a bola pelo alto e os dois que entraram fizeram a diferença. O cruzamento encontrou Jael, que tocou de cabeça e Cícero, com a perna, mandou para dentro. Renato brilhou na decisão, mesmo sem entrar em campo. O Grêmio está em vantagem.

MSN
Globo Esporte