Os usuários do transporte público, em Juazeiro, enfrentam diversos problemas para acessar o serviço. Como se não bastassem os atrasos e as péssimas condições de alguns coletivos, os passageiros também sofrem com a falta de estrutura em muitos pontos de ônibus da cidade.

No bairro Expedito Nascimento, por exemplo, os moradores precisam esperar os transportes em lugares inapropriados. “Ficamos praticamente na beira da pista, correndo riscos. Aqui não tem um local para sentar e muito menos uma cobertura. Se durante o dia, sofremos com o sol quente, à  noite, com a escuridão, ficamos expostos a violência. Diversos assaltos já foram registrados nesse local”, declarou a moradora Cleonice Santos.


Glieda Mendes chamou atenção para o problema do ponto que fica localizado próximo a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no Bairro Castelo Branco. “Quem está no ar condicionado, dentro de um confortável carro, talvez não perceba o sofrimento de quem pega ônibus em determinados pontos aqui em Juazeiro/BA. O ponto de ônibus da UPA está sem cobertura. Não há nada indicando que lá é um ponto de ônibus. O Sol, que parece 10 mil vezes mais próximo de Juazeiro, castiga quem espera pelo coletivo. Portanto, prefeitura de Juazeiro, por favor, agilize essa pequena obra. Estamos torrando no ponto de ônibus da UPA”, reivindicou.


O local está sem estrutura desde agosto deste ano. Na época, após a reclamação de uma aposentada, a Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) informou que o ponto de ônibus foi retirado devido a reforma da UPA. Apesar da obra ter sido finalizada, os passageiros ainda continuam esperando o transporte em pé e no meio da rua.

Aldeni Vieira, pediu a CSTT que faça uma cobertura no ponto de ônibus localizado à beira da rodovia próxima ao Parque Lagoa de Calu. “Depois que o ponto de ônibus que ficava próximo a Sote foi retirado, nossa única opção é esperar os transportes na parte de cima do parque lagoa de Calu. Enfrentamos o sol e o calor que faz na cidade, sem nenhuma estrutura. Não existe nem um pé de coentro pra fazer sombra para os idosos e as crianças. Isso é uma malvadeza total. Sem falar nos assaltos que acontecem direto no local”, desabafou Aldeni Vieira.

Em março, Marilson Souza, também reclamou da falta de estrutura neste ponto de ônibus. Na época, a CSTT informou que não existe ponto de ônibus neste local, o que existe é uma parada de ônibus, que seria suspensa. A CSTT também informou que iria solicitar um estudo de viabilidade para instalar um ponto de ônibus no local, mas até hoje isso não foi feito.


O ponto que ficava próximo a SOTE, na Avenida Adolfo Viana, foi extinto pela prefeitura em fevereiro.

Aguardamos a resposta da Prefeitura de Juazeiro sobre as reclamações.


Com informações: Portal Preto no Branco
Imagens: Portal Preto no Branco e Google