É muito comum confundir a vontade de comer alguma coisa com fome. Essa sensação está muito ligada ao emocional e ao psicológico, já que os alimentos podem fazer com que certas substâncias de prazer sejam liberadas, como no caso dos doces.
Exceder na quantidade de comida e de bebidas pode trazer uma ótima sensação ao organismo, porém não é o mais saudável para ele. Com o tempo, o sobrepeso, a obesidade e até a bulimia podem ser desenvolvidos a partir desse hábito alimentar exagerado.
Segundo o nutrólogo Máximo Asinelli, a gula tem origem emocional e pode ser desencadeada principalmente por decepções. “É como se a pessoa descontasse a sua frustração nos alimentos”, explica o nutrólogo.
Em casos como anorexia e bulimia, o descontrole com a comida pode desenvolver os dois, já que em ambos os casos a relação com os alimentos é deturpada. E para diferenciar o impulso da fome, o especialista deu algumas explicações.

▬ Saiba a diferença entre vontade de comer e fome:

► Fome é quando o corpo precisa do alimento para manter suas funções vitais

► Gula é aquela vontade incontrolável de devorar um bombom ou comer um croissant, mesmo tendo acabado de se alimentar

► Gula é aquela vontade incontrolável de devorar um bombom ou comer um croissant, mesmo estando de barriga cheia

► Ao olhar o alimento, fica com vontade de degustá-lo, porque o cérebro lembra-se do prazer que sente quando esta comida é consumida e aparece a vontade de comer determinado prato”, explica Asinelli

Agora já sabe, preste muita atenção na hora de se alimentar e veja se realmente está com fome ou com vontade de comer. Dessa forma, você conseguirá manter uma dieta mais equilibrada e saudável, evitando a oscilação de peso.


MSN