Uruguai e Colômbia eram os únicos países com chances de se classificar para a Copa nesta quinta. Nenhum deles conseguiu. O fato é o seguinte: seis seleções chegam à última rodada brigando por três vagas diretas e uma na repescagem. Com o empate, a Argentina está neste momento fora da Copa do Mundo porque caiu para a sexta colocação - o Chile, que venceu o Equador, pulou de sexto para terceiro. 

Bolívia 0 X 0 Brasil

A altitude de 3.640 metros de La Paz não foi problema para a Seleção. Por vezes, o gramado do Estádio Hernando Siles atrapalhou mais. O real problema atendeu pelo nome de Carlos Lampe. O goleiro do Huachipato (do Chile) parou o Brasil de Tite nesta quinta-feira e foi o grande responsável pelo empate por 0 a 0 pelas eliminatórias. Uma coisa é certa: Neymar e Gabriel Jesus terão pesadelos com o camisa 1 boliviano por alguns dias. O Brasil ignorou a altitude de La Paz e dominou o jogo. A Bolívia só assustou poucas vezes em chutes de longe - chegou a acertar o travessão de Alisson. Mas foi só. Tirando alguns erros bobos no início, a Seleção logo se adaptou à altitude e impôs sua qualidade técnica. Só faltou combinar com o goleiro Carlos Lampe para que a boa atuação terminasse em vitória. Foram 19 finalizações e 12 chances claras de gol. A grande maioria parou em Lampe. Neymar tentou de fora da área, de dentro da área, por cobertura, soltando a bomba... Paulinho tentou de cabeça. Jesus perdeu duas chances na cara do gol. Willian tentou em chute cruzado. Todos eles pararam em Lampe.

Venezuela 0 X 0 Uruguai

Ainda não foi nesta quinta-feira que o Uruguai garantiu seu lugar na Copa do Mundo de 2018. Fora de casa, a Celeste apenas empatou em 0 a 0 com a lanterna Venezuela e adiou para a última rodada, contra a eliminada Bolívia, na próxima terça-feira, em Montevidéu, o jogo que poderá colocá-la na Rússia. O Uruguai é o vice-líder das eliminatórias com 28 pontos, dez atrás do já garantido Brasil. 

Colômbia 1 X 2 Paraguai 

Até os 42 minutos do segundo tempo, a Colômbia vencia o Paraguai por 1 a 0, com gol de Falcão García, e tinha a vaga para a Copa do Mundo nas mãos com a combinação dos outros resultados. Porém, sem nada a perder, os paraguaios se lançaram ao ataque e conseguiram uma incrível virada nos últimos cinco minutos. Ospina soltou duas bolas fáceis e "entregou" para Cardozo e Sanabria decretarem a vitória fora de casa por 2 a 1, aos 43 e 46 minutos. Agora, os colombianos se complicam, enquanto o Paraguai segue sonhando com a ida à Rússia.

Chile 2 X 1 Equador

O Chile entrou em campo pressionado, mas terminou o dia comemorando o muito. Depois de começar a rodada ocupando o sexto lugar das eliminatórias e fora da zona de classificação para a Copa de 2018, os chilenos ganharam três posições e só estão atrás de Brasil e Uruguai. E foi com emoção. Vargas recebeu passe de Valdivia para abrir o placar no primeiro tempo, mas Romario Ibarra empatou aos 38 da segunda etapa, em seu primeiro toque na bola. A resposta foi rápida. Menos de dois minutos depois, Alexis Sánchez aproveitou rebote para garantir o 2 a 1 para os anfitriões em Santiago.

Argentina 0 X 0 Peru 

A pressão que só a Bombonera proporciona não funcionou. Lionel Messi, em lampejos, não conseguiu resolver. Candidato a herói, Benedetto perdeu ao menos duas chances claras de gol. O único alívio dos argentinos na dramática noite de quinta-feira, em jogo válido pela penúltima rodadas das eliminatórias para a Copa do Mundo, foi a defesa de Sergio Romero na cobrança de falta de Guerrero no lance derradeiro da partida que terminou 0 a 0. Poderia ser pior...




Globo Esporte